Centro de Educação e Cultura de Itapicuru e Colégio Municipal Elvira da Costa Pinto Dias Pires recebem as oficinas gratuitas de formação em fotografia; com patrocínio da Pan American Silver; câmeras fotográficas serão doadas para a comunidade e um sorteio de equipamentos será feito entre os participantes

Créditos: Projeto Retratos da Terra em Santa Cruz das Palmeiras–SP

Jacobina recebe a partir desta semana as oficinas de formação em fotografia da 10ª edição do Retratos da Terra, projeto produzido e criado pela Elo3 e realizado na cidade com o patrocínio da Pan American Silver. As aulas, ministradas por Karina Bacci, fotógrafa e professora do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), contarão ainda com a participação de dois fotógrafos locais. Reconhecida por capacitar jovens talentos e estimular a comunidade a refletir sobre temas atuais, a iniciativa é gratuita.

O Retratos da Terra terá duas turmas com temas diferentes. No Centro de Educação e Cultura de Itapicuru, uma classe de alunas com idade a partir dos 16 anos, será incentivada a produzir imagens sobre o tema O Poder de Ser Você Mesma. A fotógrafa convidada é a Mariana Retrata.

Em Novo Paraíso, a iniciativa proporcionará aos participantes uma reflexão sobre a harmonia e a coletividade social, com a temática Comunidade. As aulas acontecem no Colégio Municipal Elvira da Costa Pinto Dias Pires e o fotógrafo convidado é Eugênio Junior.

“Retratos da Terra é uma proposta democrática e inclusiva que permite aos participantes, principalmente os jovens, exercerem um papel de protagonismo nas comunidades onde vivem. O projeto é profissionalizante e abre a oportunidade para uma nova carreira”, explica Soraya Galgane, idealizadora da iniciativa e diretora da Elo3.

Toda a produção fotográfica dos alunos e alunas será exposta no segundo semestre deste ano em Jacobina, ampliando ainda mais o diálogo e a visibilidade da iniciativa com os moradores. E após a exibição dos trabalhos, serão doadas câmeras fotográficas para a comunidade, além da realização de um sorteio de equipamentos entre os participantes.

“Estimulamos, com ações como essa, o protagonismo social e a participação de toda a comunidade, para que novos talentos possam ser descobertos, e que quem sabe possam empreender numa área tão importante como a arte visual”, acrescenta Edvaldo Amaral, Gerente Geral da JMC Pan American Silver.

A 10ª edição do projeto Retratos da Terra, acontece este ano em cinco cidades de cinco estados brasileiros: Pindamonhangaba (SP), Jacobina (BA), Itumbiara (GO), Frutal (MG) e Dourados (MS). Desde a sua criação, percorreu mais de 53 municípios, e em 2024 convida novamente os participantes a refletirem, por meio de suas imagens, sobre os temas ambientais e culturais do País. Ao combinar estudo e prática fotográfica, a iniciativa da Elo3 estimula o senso crítico dos alunos, além de revelar novos talentos.

Mais informações na página oficial do projeto no Instagram