Conforme anunciado nas redes sociais em 2 de abril pelo Diretório Estadual do PSOL Bahia[1], o Diretório Municipal do PSOL em Jacobina reafirma oficialmente a pré-candidatura de Valessio Brito à prefeitura municipal de Jacobina, após um processo interno de deliberação pelo diretório.

Valessio Brito é especialista da área de tecnologia da informação, com foco no desenvolvimento de soluções livres para o setor público, destacando-se em iniciativas que promovem a transparência e a participação popular. Sua experiência inclui participação e assessoria para governos municipais, estaduais, federais e internacionais, em 2013 colaborou na Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e depois chegou ao cargo de assessor especial do Secretário Executivo do Ministério da Justiça durante o governo de Dilma Rousseff, além de atuação como consultor, também já colaborou com consultoria para empresas, associações e instituições nacionais e internacionais.

Filiado ao PSOL, Valessio colaborou em diversas frentes e atuações políticas, participando em campanhas para o Senado Federal, Deputados Federais, Distrital e Estadual, também para Prefeitos e Vereadores na capital. Em Jacobina, ele coordenou a primeira candidatura coletiva nas eleições de 2022, o Coletivo Caminhos, formado por 5 pessoas. Em 2020, retornou a Jacobina devido à pandemia em curso, engajando-se na luta contra o bolsonarismo e o negacionismo, lado a lado com os movimentos sociais, colaborando nas mobilizações de rua, nas redes e em defesa da democracia. Essa trajetória demonstra seu compromisso com a comunidade e seus ideais políticos progressistas.

Após retornar à sua terra natal em 2020, já filiado ao PSOL, Valessio Brito uniu-se à construção coordenada pelo professor Normando Lima, integrando o diretório municipal, que ano seguinte foi presidido pela chapa “Jacobina Sem Medo de Lutar” composta por Daniel Braz na presidência e Valessio Brito como vice. Em 2023, foi eleito presidente do diretório durante o congresso municipal do PSOL, dando continuidade à chapa “Jacobina Sem Medo de Lutar”.

Valessio ingressa na disputa eleitoral para representar um projeto coletivo que visa oferecer ao povo jacobinense uma nova forma de fazer política, pautada pela participação ampla e pela transparência pública. Seu compromisso é com a inovação, eficiência e rejeição às práticas ultrapassadas, além de uma oposição firme à extrema direita e aos projetos políticos personalistas.