Servidores da ativa e inativos que integram o Núcleo Regional de Saúde de Jacobina reuniram-se na manhã desta terça-feira (28) na frente do Núcleo. O ato faz parte da mobilização das categorias que reivindicam reajuste salarial de 10% ao Governo do Estado que se mantém em silêncio, sem negociação. A proposta do governo enviada para votação na ALBA prevê apenas 4% de reajuste linear para o funcionalismo, parcelados em duas vezes. A defasagem do poder de compra do servidor público baiano é, em média, de 54%.
Diante disso, o Sindicato dos Servidores da Saúde – SINDSAUDE – iniciou uma Campanha salarial desde março de 2024, ocorrendo diversas manifestações de lá pra cá, tanto nas ruas quanto nas mídias sociais e vem ganhando força na capital e nos municípios do interior. Desde segunda-feira, 27, os servidores da saúde encontram-se em paralização de 72h, encerrando nesta quarta-feira, dia 29, quando haverá assembleia da categoria para definir os próximos passos.
Além disso, os servidores ativos e inativos também lutam pela melhoria do PLANSERV – plano de saúde dos servidores – que vem sendo cada vez mais sucateado, com cada vez menos prestadores de serviços, principalmente no interior do estado, levando a falta de assistência e atendimento aos associados.