Projetos das mineradoras são avaliados por júri independente
A Jacobina Mineração foi um dos destaques do 25º Prêmio de Excelência da Revista Minérios & Minerales, tendo sido reconhecida com três projetos: Otimização da conversão de recursos utilizando critérios geoestatísticos para direcionamento da malha de sondagem, liderado pela geóloga Maria Clara Duarte; Redução percentual da diluição operacional dos stopes de lavra, que teve à frente Anderson Nascimento Correia, coordenador da Operação de Mina; e o programa Qualificar Para Realizar, coordenado por Paulo Vitor Biulchi, gerente de Recursos Humanos.
Os prêmios foram entregues durante cerimônia, no dia 23, em Belo Horizonte, e no dia seguinte os projetos foram apresentados no 14º Workshop Opex 2023, no painel sobre “Projetos ESG na Mineração”. Essa é a 25ª edição do Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica, que tem por objetivo divulgar os projetos de aumento de produtividade, redução de custos e inovação desenvolvidos pelas equipes de diversos setores em uma mineradora.
Os projetos técnicos tiveram como objetivos otimizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade nos setores onde foram implantados. Já o Qualificar para Realizar tem o propósito de formar os moradores das comunidades ao entorno da Jacobina Mineração em cursos técnicos e profissionalizantes e aumentar o potencial de empregabilidade e absorção da mão de obra local.
“Esse reconhecimento é muito especial para nossa equipe, que se dedica, com criatividade e muito estudo, a melhorar nossos processos internos. E tão importante quanto a produtividade é o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades ao nosso redor. São iniciativas como essas e outras que fazem nossa empresa ser referência e ter esse reconhecimento do setor”, comemora Edvaldo Amaral, gerente-geral da Jacobina Mineração.