Uma comitiva de Caém se encontra na Capital Federal participando da “Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”, que acontece até esta quinta-feira (30). O evento que tem como tema “Pacto federativo: um olhar para o futuro”, faz parte de demandas dos prefeitos de todo o país pelo encaminhamento das reformas tributária, fiscal, administrativa e previdenciária.
A Marcha, organizada anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) chega esse ano à sua 25ª edição.
O prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira (Arnaldinho), destaca que além do tema oficial, uma série de outras demandas preparou para tratar na Capital Federal, entre elas a retomada das obras que estão paralisadas no município por conta de problemas deixados pela gestão que lhe sucedeu junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o reajuste do Programa de Saúde Familiar (PSF) e das farmácias básicas e o não repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) corrigido a partir do aumento da população. “Nosso município alcançou o número de habitantes suficiente para sair de seis ponto zero para oito ponto zero, o que aumentaria a nossa arrecadação, mas fomos prejudicados por uma determinação do ministro do STF, Ricardo Lewandowski, que decidiu em caráter liminar que o Censo de 2022 não deve ser aplicado no cálculo do repasse do FPM em 2023”.
Acompanham o prefeito no encontro, os vereadores Roni de Piabas, Pablo Piauhy, Maria de João de Quinho e o secretário de Administração e Planejamento Creso Júnior.