Iniciativa “Jacobina Lixo Zero” foi pensada por estudantes de escola pública recém-chegados de um intercâmbio cultural em Portugal
Repensar o manejo dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Jacobina e minimizar os impactos do descarte no meio ambiente e entre a comunidade. Foi com esse objetivo que 12 estudantes e uma professora da rede municipal idealizaram o projeto “Jacobina Lixo Zero”, que espera sensibilizar a população jacobinense para descarte correto e reuso do lixo produzido na cidade.
A inspiração veio de um intercâmbio cultural de 10 dias vivenciado pelos alunos em Portugal, como parte do “Era Uma Vez…Brasil”, projeto de arte-educação, desenvolvido há seis meses em Jacobina e outras sete cidades brasileiras, que reconta a História do Brasil a partir de outro olhar, saindo da visão eurocentrada e elevando a percepção a uma ótica que dá vez e voz aos povos originários, quilombolas, e aos que aqui foram escravizados. Em novembro, alunos e a professora de Jacobina se juntaram a um grupo de mais 80 brasileiros para uma vivência de intercâmbio em Lisboa.
Motivamos pela viagem e por oficinas criativas ministradas pelo educador Valéssio Brito, os alunos criaram o “Jacobina Lixo Zero”. Em um contato direto com a comunidade jacobinense, os alunos irão visitar bairros e escolas da cidade compartilhando informações e experiências que alertem para a importância do manejo correto do lixo, do reuso, reciclagem e a redução dos impactos ao meio ambiente. O grupo fez visitas recentes à Cooperativa Recicla Jacobina e também uma trilha ecológica no Parque das Macaqueiras com objetivo de remover o lixo deixado por turistas em algumas das cachoeiras e localidades da cidade.
A ideia da iniciativa “Jacobina Lixo Zero” veio a partir da viagem e de três oficinas educativas, realizadas pelo educador Valéssio Brito, que integram a etapa Comunidade, Jacobina pela Origem Produções com patrocínio da Yamana Gold e em parceria com a Secretaria de Educação do Município.
A etapa Comunidade representa um legado de real impacto social deixado pelo “Era Uma Vez…Brasil” para a cidade. Nela, cada adolescente participante se torna um multiplicador da mensagem e da missão do projeto, impactando seus municípios, bairros, escolas.
“Trabalhamos nos encontros pós-viagem a experiência dos alunos nessa imersão em contato com outro país. Buscamos exatamente essa visão deles frente às diferenças, problemas e desigualdades entre Brasil e Portugal, mas já na perspectiva de desenvolver um projeto para a sua comunidade. As duas ideias que surgiram da turma foram relacionadas ao meio ambiente: uma sobre a questão do uso da água e outra sobre resíduos sólidos”, destaca o educador Valéssia Brito.
“Em Lisboa visitamos alguns bairros sociais, comunidades mais periféricas de lá, e conhecemos alguns workshops para questões urbanas que são realizados nas com os moradores locais. Na primeira comunidade que fomos, inclusive, participamos de uma ação de coleta de lixo coletiva. Juntamos essas duas ideias e criamos o nosso projeto de conscientização aqui em Jacobina”, conta Maria Esther, participante do projeto.
Além das visitas a escolas, também estão entre as ações do projeto a elaboração de uma Carta Aberta à Sociedade Jacobinense sobre o lixo, reciclagem e cuidado com a cidade e a criação de um perfil no Instagram para divulgação do projeto e da campanha de conscientização que ele implementa.
HISTÓRIA NA PRÁTICA – O “Era Uma Vez… Brasil” é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais , que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo. Durante as suas quatro etapas, alunos e professores passam por vivências e atividades que destacam esses conceitos, visitando aldeias indígenas e comunidades quilombolas.
Nesta sexta edição, desde março, vem mobilizando simultaneamente alunos do oitavo e nono ano da rede pública de ensino de três estados e oito cidades brasileiras: Salvador, Mata de São João e Jacobina (BA), Belo Jardim (PE), Ribeirão Preto, Lençóis Paulista, Serrana e Macatuba (SP). O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério do Turismo, Governo Federal.