Programa do Instituto Yamana chega à sexta edição oferecendo cursos certificados pelo Ministério da Educação

Mais uma turma de futuros técnicos em mineração e eletromecânica está se preparando para atuar no mercado de trabalho. O grupo já está participando dos cursos oferecidos pelo “Qualificar para Realizar”, programa implementado pelo Instituto Yamana para promover a capacitação profissional e elevar o potencial de empregabilidade da população de Jacobina.

Nesta edição, o programa contempla 37 moradores das comunidades de Jaboticaba, Itapicuru e Pontilhão de Canavieiras. Em parceria com o CETEC (Centro de Especialização Técnica), a JMC está oferecendo a formação técnica gratuitamente e com direito a certificação reconhecida pelo Ministério da Educação. Dentro de 18 meses, os participantes estarão aptos a atuar profissionalmente.

Uma das participantes deste ciclo é Jenifer Alves, de 26 anos. “Escolhi a eletromecânica justamente por ser algo diferente do meu cotidiano. Pensava que só homens podiam atuar nessa área, mas hoje estou vendo que não. A cada aula vivo uma nova experiência e o desejo de aprofundar mais e mais o conhecimento. O curso ainda está em andamento, mas já me sinto realizada por ter uma oportunidade como essa. Tenho certeza de que, com a ajuda das empresas parceiras, minha vida vai mudar para melhor”, declara a moradora da comunidade do Pontilhão.

Desde 2017, quando foi criado, o “Qualificar para Realizar” já beneficiou 85 pessoas com cursos profissionalizantes em áreas como administração, produção, almoxarifado e logística. Os cursos são escolhidos sempre em conjunto com lideranças da comunidade, levando em conta o cenário do mercado de trabalho e as necessidades de quem vive em Jacobina e seu entorno.

“O objetivo é preparar as pessoas para o trabalho qualificado em qualquer segmento, não apenas na mineração. O programa também nos dá a oportunidade de trazer novos profissionais para o time da JMC, mas o nosso compromisso vai além, pois temos responsabilidade com o desenvolvimento de toda a região na qual a empresa está inserida”, afirma o gerente-geral Edvaldo Amaral.