Foto: Esgotamento Sanitário de Jacobina apresentava, em fevereiro de 2019, 60% de obra executada/ Ascom Embasa

Com a passagem das empresas Sobrado, Mercurius e por último a MAF na execução do esgotamento sanitário de Jacobina, a Embasa realizará no próximo dia 10 de abril, às 10h, mais uma licitação que visa executar as obras complementares da 1ª Etapa, 2ª Etapa e Operacionalização do Sistema de Esgotamento Sanitário de Jacobina.

Iniciada em 2004 a obra não consegue chegar aos seus 70%, que é o percentual de cobertura a ser executado na sede do município.

De acordo com o Ministério Público, que ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Embasa e o município de Jacobina, “atualmente mais de 88% dos habitantes não são atendidos pelo esgotamento sanitário na zona urbana de Jacobina, sendo que as poucas residências atendidas o são por sistemas individuais de conjuntos habitacionais ou condomínios. As obras que deveriam ter sido finalizadas em 2007 foram novamente paralisadas este ano”, enfatiza o MP.

O investimento total é da ordem de R$ 73,5 milhões, provenientes de recursos do FGTS/Governo do Estado/PAC II e próprios da Embasa, através de duas etapas para beneficiar quase 34 mil pessoas.

O Ministério Público ainda pede que o sistema de esgotamento sanitário da cidade esteja em pleno funcionamento em no máximo 365 dias.