Projeto Era Uma Vez Brasil anunciou nomes de alunos e professor jacobinenses em evento realizado no Comuja

Quatorze estudantes e um professor da rede pública de ensino de Jacobina acabaram de carimbar o passaporte ruma à Europa! O grupo terá oportunidade de conhecer mais sobre a sua própria história de forma muito especial: através de um intercâmbio cultural em Portugal promovido pelo projeto “Era Uma Vez… Brasil”. Os intercambistas foram anunciados no dia 7 de agosto, durante evento realizado no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (Comuja). O evento marcou também o lançamento do livro de histórias em quadrinhos e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos alunos durante as etapas do projeto.

Em novembro, durante os dez dias de viagem a Lisboa, alunos e professor descobrirão um outro lado da História do Brasil, visitando museus, monumentos históricos e também escolas portuguesas, onde irão compartilhar experiências e conhecimento com outros adolescentes. Junto com ao grupo jacobinense, estarão outros 105 estudantes e professores brasileiros da Bahia, Pernambuco e São Paulo.

A viagem é uma das etapas do “Era Uma Vez…Brasil”, projeto de arte-educação que reconta a História do país, trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país. Voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, o projeto chega à sua oitava edição em 2024 trabalhando o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”.

A iniciativa desenvolve, desde março, uma jornada de conhecimento com atividades que acompanham todo o ano letivo das escolas municipais, impactando alunos e professores. De lá pra cá, já foram realizadas duas etapas: a “Fatos Históricos” e o “Campus de Arte-educação”. Em Jacobina, o projeto contou com 509 estudantes inscritos.

Em Jacobina, o projeto conta com a importante parceria da Jacobina Mineração, patrocinadora do projeto, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

“Apoiar o projeto “Era Uma Vez… Brasil”, em mais uma etapa, é um orgulho para a Jacobina Mineração. Possibilitar essa experiência de vida, assim como uma imersão cultural e histórica, promovendo a aprendizagem e enriquecimento educacional dos estudantes e professores envolvidos é muito importante para Jacobina. Essa trajetória, com formação a partir de um ponto de vista crítico e plural, vai transformar para sempre a vida de todos os participantes”, destaca Antonio Marcos Mendonça, Gerente Geral da Jacobina Mineração.

VIAJANTES
Entre os intercambistas jacobinenses anunciados estão a professora Tatiane Pereira dos Santos (Colégio Dr. Marcos Jacobina), e os estudantes Isabella Dos Santos Pinheiro (Crescenciano Fernades Pires), Lays Souza Santos (Gilberto Dias Miranda), Gabriel Oliveira Paiva (Gilberto Dias Miranda), Daniel Souza Santos (Dr. Marcos Jacobina), Samara Souza Da Silva (Dr. Marcos Jacobina), João Hugo Santos Souza (Elvira da Costa Pires), Tainá Galvão do Nascimento (Esther Tupinambá de Morais), Laura Beatriz Santana de Souza (Colégio José Prado Alves), Robert Reinar Santos Alves (Colégio José Prado Alves), Davyd Luca Souza Silva (Núbia Maria Mangabeira Guerra), Iohanna Macedo De Lima (Núbia Maria Mangabeira Guerra), Sofia Vitória França Angelo (Núbia Maria Mangabeira Guerra), Dionísio Matos Alves (Colégio Municipal Pedro Daltro), Kethilynn Quieroz Gonzaga (Armando Xavier de Oliveira).

Além do anúncio, o evento foi marcado também pelo lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”, que reúne 100 histórias escritas e ilustradas pelos participantes durante a primeira etapa do projeto, e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes que avançaram para a segunda etapa, o Campus de Arte-Educação, realizado em junho deste ano. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens – do roteiro à filmagem -, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.