Assim ficou marcado o nosso ano, quando em abril de 2024, estreamos a temporada Locomotiva Sonora através da Rádio Serrana FM. Como objetivo de resgatar a nossa história, resignificar o presente e projetando um novo futuro para nossa Jacobina e região.

As crônicas do comunicador Gidalto Oliveira foram primordiais para o sucesso do programa, fazendo toda diferença! As gravações aconteciam nas tardes de quinta-feira em sua residência, mas não se tratava apenas de fazer sonoras para o programa: era o nosso tempo precioso de reaproximação, de novos ensinamentos, e traçando o hemisfério político da nossa cidade com mestria de um sábio conhecedor de cada capítulo da nossa novela eleitoral. Mas, voltando as suas crônicas, Gidalto nos fez viajar nos vagões da nossa Locomotiva Sonora por trilhos da velha Jacobina de Bob Silva; a primeira baiana de acarajé em nossa cidade; das figuras lendárias do nosso folclore em registros das lentes do fotógrafo Osmar Micucci.

Mas também narrou a Jacobina que recepcionou um Presidente da República na sua infância, e as trapalhadas administrativas do ex-gestor. Tudo com sua linha clássica, rebuscada, respeitosa e pacífica. Gidalto Oliveira era realmente um mestre da comunicação regional, tendo iniciado a sua carreira no antigo serviço de alto falante A Voz da Cidade, e com passagens pela Radio Clube Rio do Ouro AM, nos anos 80, logo em seguida entra em ação nas ondas do rádio FM deixando sua marca em diversos programas pela Jacobina FM: Especiais aos Domingos, Programa Projeto Especial, Blitz Total e o seu Programa Policial Rádio Patrulha, que marcou todas as manhãs com o seu jargão: CUIDADO MALANDRAGEM, NO MUNDO DO CRIME, DESAFIOU A LEI… DANÇOU!
Gidalto Santos Oliveira – a voz PADRÃO do rádio regional! Fica aqui a nossa gratidão por tudo!

Evandro de Oliveira é radialista e sobrinho de Gidalto Santos Oliveira