Evento contou com a participação de dezenas de empresários e empreendedores

A implantação de políticas de ESG em pequenas e médias empresas foi o tema do 1º Workshop ESG de Jacobina. O evento contou com a participação de dezenas de empresários e empreendedores, representantes de 73 empresas da região. Iniciativa da Jacobina Mineração Pan American Silver e da Federação das Indústria da Bahia (FIEB), o encontro aconteceu no auditório da ACIJA, em Jacobina.

Uma das participantes do evento, a Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Jacobina Mineração, Enilda Paula, falou sobre a importância dessa discussão. “Essa é uma oportunidade enorme de poder contribuir para uma melhor compreensão sobre esses aspectos. Nós procuramos incluir esses debates de forma aprofundada para levar à população mais esclarecimento, além de fortalecer a implantação dessas políticas junto a fornecedores e parceiros”, explicou.

A programação do evento incluiu uma série de discussões sobre ESG, além de orientações para micro e pequenas empresas. O workshop foi o lançamento do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) em Jacobina, viabilizado a partir de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional. O evento contou com apoio e participação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do SENAI CIMATEC.

A Jacobina Mineração convidou todos os fornecedores e parceiros locais para participar do evento com o objetivo de estimular a adoção de políticas de ESG. “É fundamental estimular a adoção das políticas ESG para os nossos parceiros. Essa é uma questão fundamental para todas as empresas, independente do seu tamanho ou porte, por isso ficamos felizes de promover este evento ao lado da Federação das Indústrias da Bahia”, afirmou Edvaldo Amaral, Country Manager da Pan American Silver Brasil.

ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança. É um conjunto de critérios que avalia o desempenho das empresas em relação à sustentabilidade e à responsabilidade social. As políticas ESG oferecem uma série de vantagens para as empresas que as adotam, a exemplo da atração de profissionais mais qualificados, fidelização de clientes e confiança de stakeholders.

Programa de Apoio à Competitividade

Na Bahia, o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) é executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o Sebrae-BA, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por meio da Gerência de Meio Ambiente e Responsabilidade Social, e do SENAI Cimatec – Área de Meio Ambiente.

“Vale salientar que a mineradora foi a primeira empresa do Brasil a receber a declaração de conformidade ESG da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que atesta que a empresa cumpriu os requisitos da Prática Recomendada 2030 da ABNT, que define conceitos, diretrizes e um modelo de avaliação e direcionamento para organizações em relação a ESG”, pontuou Arlinda Negreiros, Gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB.

Além do workshop, o programa contempla capacitações, diagnósticos e monitoramentos voltados à adoção e critérios ESG nas empresas da região. Após a capacitação, as 8 empresas com melhor desempenho serão selecionadas para receberem uma consultoria gratuita sobre as políticas ESG.