Foto: Gervásio Lima/ Notícia Limpa

A partir desta sexta-feira (13), os funcionários do Banco do Brasil (BB) iniciam uma greve por tempo indeterminado aprovada por 70,53% dos votantes na assembleia virtual, realizada na última segunda-feira (9). A paralisação é motivada pela falta de negociações sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), segundo o Sindicato dos Bancários.

O movimento busca melhorias nas condições de trabalho, nas remunerações e na proteção contra demissões sem justa causa. Ainda de acordo com o Sindicato dos Bancários, as demandas em questão não estão incluídas nas propostas de acordo atual.

Em conversa com o diretor do Sindicato dos Bancários de Jacobina e Região, Cristener Albuquerque, o mesmo informou que os bancos da base regional de Jacobina resolveram fechar acordo definindo por não acompanhar a greve. As agências do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Bradesco e demais bancos privados funcionarão normalmente. Uma assembleia será realizada na noite desta quinta-feira (12) para decidir se os funcionários da Caixa Econômica Federal entrarão em estado de greve em Jacobina. Havendo a paralisação, esta ocorrerá na segunda-feira e não amanhã.

A Caixa Econômica Federal possui agência na região em Jacobina, Miguel Calmon, Capim Grosso e Mundo Novo.