Iniciativa partiu da Professora de Ciências, Débora Borges em trabalho de sala de aula com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I
Com uma proposta inovadora os alunos das turmas de 5º ano do Colégio Oásis de Jacobina, por meio da professora de Ciências Débora Borges, estão vivenciando uma experiência transformadora na alimentação. Um projeto foi iniciado com o apoio da coordenação pedagógica e da nutricionista da unidade escolar.
“Devido o conteúdo em sala de aula sobre alimentação saudável, cheguei a conclusão que não poderíamos deixar apenas no livro. Passei a observar detalhadamente os lanches das crianças e percebi que algo poderia ser modificado. Sabendo que no corre corre do dia a dia o mais fácil, certamente não é o mais saudável para as crianças”, salienta a pró Débora.
“Alimentação saudável, vida longa e qualidade de vida. Colégio Oásis mais uma vez com um projeto dinâmico, lançou para os meninos do Ensino Fundamental I o Projeto Lanche Saudável. E essa sementinha plantada já está germinando e hoje temos alunos cuidadosos e zelosos com a alimentação e com o lanche. A nossa escola vai sempre além do currículo acadêmico para garantir aos nossos alunos uma formação plena”, destaca a professora Ismênia Miranda, coordenadora pedagógica do Colégio Oásis.
Professora Ismênia Miranda, coordenadora pedagógica
Todas as segundas-feiras os alunos levam para a escola lanches saudáveis, diferentes do que é habitualmente consumido, como frituras, massas e doces.
“Para não tornar algo obrigatório, fizemos um combinado na sala, para escolherem um dia da semana onde o lanche seria saudável. Fui estimulando, convidei nutricionista para bate papo, fizemos um bolo de banana, um seminário para que pudessem estudar ainda mais, pois acredito que os cuidados com a alimentação na escola podem colaborar para o aprendizado, o raciocínio, garantindo assim energia e disposição na rotina diária das nossas crianças”, reforça Débora. “Fui falando de lanches que poderíamos trazer no dia escolhido, no caso a segunda, o Dia do Lanche Saudável. Frutas, sanduíche natural, bolachas sem recheio, iogurte, bolo sem cobertura, ovo e até verduras (quem gosta)”, complementa entusiasmada.
“Inicialmente trabalhei com os alunos os grupos alimentares, a importância de uma alimentação variada e equilibrada. E no laboratório de Nutrição tivemos uma aula prática que foi a elaboração de um bolo de banana com aveia e uvas passas. Esse bolo foi preparado pelos alunos, depois em um segundo momento eles fizeram a degustação dessa preparação que eles realizaram com o intuito de trabalhar de uma forma lúdica algumas preparações no dia a dia deles, mais saudáveis em detrimento de outras preparações”, sinaliza a nutricionista Denise Guerra.
Denise Guerra, nutricionista
A resposta tem sido evidente com o interesse dos alunos em pela mudança de hábitos alimentares, ao ponto de buscarem conhecer novos sabores e receitas em dentro de suas próprias casas.
Obesidade Infantil e Desnutrição
Dados apontam que a má nutrição gera duas consequências: a desnutrição, de um lado, e, do outro, um problema em maior escala, a obesidade. Cerca de 7% das crianças de até 10 anos no Brasil sofrem com desnutrição, mas a obesidade atinge quase o triplo, 20% das crianças. E é uma proporção que só aumenta com o passar dos anos.
A análise é da professora Rosane Pilot Pessa, do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.
Segundo a professora, o maior problema da má nutrição está na dificuldade de acesso aos alimentos em algumas regiões do Brasil e, principalmente, na escolha inadequada dos alimentos.
A professora Débora acredita que a proposta será uma constante e faz um desafio, “estou contando com a colaboração da família para o projeto ser concluído com êxito e muita saúde”, sinaliza.
Portanto, o cuidado com a alimentação é fundamental para a diminuição da obesidade infantil e de doenças cada vez mais precoces em crianças como o diabetes e a hipertensão.