Com entrada gratuita, moradores e turistas poderão conhecer, entre os dias 8 de agosto e 8 de setembro, as mostras “Olhares Mulheres de Itapicuru” e “Olhares Jovens de Novo Paraíso” na Associação Comercial e Industrial

Jacobina recebe, a partir de 8 de agosto, duas mostras fotográficas com obras dos cidadãos que participaram do Retratos da Terra, projeto cultural idealizado pela Elo3 e realizado sob patrocínio da Jacobina Mineração Pan American Silver. As exposições — Olhares Mulheres de Itapicuru e Olhares Jovens de Novo Paraíso — serão gratuitas e seguirão até dia 8 de setembro na Associação Comercial e Industrial de Jacobina.

A exposição conta com fotos de Karina Bacci, fotografa profissional que atua no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e que é também a curadora da exposição, e de dois fotógrafos locais convidados, Eugênio Júnior e Mariana Retrata, apresentando 3 visões sobre as temáticas tratadas.

Os integrantes do Retratos da Terra participaram de uma formação de dois meses envolvendo discussões sobre protagonismo social e um contato artístico e profissionalizante sobre fotografia, abordando temas importantes: Poder de Ser Você Mesma, pelas mulheres do povoado de Itapicuru, e Comunidades, pelos jovens do distrito de Novo Paraíso. As aulas teóricas e práticas foram ministradas por Karina e pelos profissionais convidados.

Exposições

Na Associação Comercial e Industrial de Jacobina (ACIJA), os participantes apresentarão mais de 70 fotografias que retratam as comunidades, os moradores e as paisagens da região. O horário de visitação será das 8h30 às 18h. Os idealizadores do projeto preveem que mais de 2 mil pessoas passem pelas exposições. “O Retratos da Terra é um projeto que há dez anos incentiva e desperta novos talentos brasileiros em fotografia. Ele já foi realizado em mais de 55 cidades brasileiras de todas as regiões e ver como ele impacta na autoestima dos participantes que passam a conhecer e entender suas potencialidades é muito gratificante”, avalia Soraya Galgane, diretora da Elo3.

O participante Roberlan, do Novo Paraíso, comenta a importância do projeto para a comunidade: “Foi ótimo ter participado do projeto Retratos da Terra, ele nos ajudou a enxergar a nossa comunidade de outro jeito, como a gente vê por meio da câmera e como a gente pode tirar fotos cada vez melhores. Gostei muito de fazer parte do projeto”, diz.

“A arte e a fotografia tem um poder transformador muito grande. Apoiar e dar incentivo para que um projeto como esse aconteça aqui, em Jacobina, é um motivo de celebração para todos nós da Jacobina Mineração. Estamos felizes e ansiosos para que toda a comunidade possa visitar e conhecer os frutos dessa iniciativa tão importante”, comenta Edvaldo Amaral, Gerente Geral da Jacobina Mineração Pan American Silver.

Mais informações na página oficial do projeto no Instagram