Em 04 de julho de 1929 um Cabo e quatro Soldados da Polícia Militar da Bahia foram mortos em uma emboscada realizada por Lampião e o seu cangaço na localidade de Brejão da Caatinga, município de Campo Formoso. Nesta quinta-feira (04) 95 anos do massacre, a Polícia Militar de Campo Formoso homenageou os policiais mortos pelo bando.
De acordo com informações de historiadores, os militares diante do ato repentino da chegada do bando, não tiveram como se defender.
Segundo o pesquisador J. C. Martins de Oliveira, natural de Campo Formoso, os militares mortos na ação do grupo de Lampião foram: Cabo Antônio Militão da Silva, filho do município de Morro do Chapéu (alguns irmãos como, Rômulo Militão da Silva e Remo Militão da Silva lá nasceram), seu Pai Manoel Militão da Silva era delegado de Polícia da cidade quando aconteceu a morte do seu filho em Brejão da Caatinga, Leocardio Francisco da Silva, (talvez o único filho de Campo Formoso), Cecílio Benedicto da Silva (Povoação de Canoa (hoje Igara) município de Senhor do Bonfim), Manoel Luiz de França (naturalidade ignorada) e Pedro Santana (naturalidade ignorada).
As cinco certidões de óbitos foram declaradas em Cartório de Campo Formoso, no dia 11 de julho de 1929, pelo 2º Tenente José Martins de Oliveira, Delegado de Polícia da época. Infelizmente nas Certidões de Óbitos dos militares, pela urgência dos sepultamentos, não foram mencionadas suas origens, filiação, datas de nascimento e estado civil.
Confira o vídeo da homenagem da PM pelos militares mortos há 95 anos: