Informações e fotos: 16ª COORPIN
Sete pessoas foram presas sendo duas em flagrante delito na manhã desta terça-feira (18) em Jacobina. A operação batizada de Unum Corpus aconteceu simultaneamente em todo o Estado da Bahia. Equipes coordenadas pela Delegada Dra. Corina Lopes e pelo Delegado de Jacobina Dr. Leonardo Virgílio cumpriram nas primeiras horas da terça-feira 05 mandados de prisão preventiva e 08 mandados de busca e apreensão. Os alvos já eram investigados pelos Policiais em práticas de crime de estupro, tráfico de drogas e homicídio, além de prisões em descumprimento de mediadas protetivas e pensão alimentícia.
Entres os presos na operação, destaca-se a prisão em flagrante após o cumprimento de mandado de busca e apreensão de mãe e filha, V.M.S. de 68 anos e M.M.S. 35 anos, ambas acusadas de tráfico de drogas e associação para o tráfico e posse ilegal de munição, em sua residência no Bairro Feliz Tomáz. Foi encontrado 03 munições intactas calibre 12; 580 pinos plásticos com vestígios de um pó branco aparentando cocaína; 06 pinos plásticos cheios com um pó branco aparentando cocaína; 01 pacote de sacos Zip com 100 unidades, e mais outras embalagens das mesmas soltas; 01 balança de precisão; R$ 361,00 em moedas; R$ 2,694,00 em espécie; 01 automóvel e 01 celular. Foi dada voz de prisão a ambas e estão à disposição da Justiça.
Em outro alvo da operação com mandado de busca e apreensão em dois endereços, sendo um no Bairro Grotinha e em seu sítio no Povoado de Bom Jardim, onde foi encontrado 9,733 Kg de maconha prensada; 5,148 Kg de crack; 93 pinos vazios de cocaína e 01 munição calibre 12 intacta. O proprietário dos endereços não foi localizado e os investigadores continuam as buscas do mesmo. Ainda durante a operação, foram cumpridos pelas equipes 02 mandados de prisão de acusados pelo crime de estupro, 01 mandado pelo crime de homicídio, 01 mandado de pensão alimentícia e 01 mandado de descumprimento de medidas protetivas. Todos os presos encontram-se à disposição da Justiça.
Segundo a Dra. Corina Lopes, Delegada Cordenadora Regional, a operação é um reflexo positivo da dedicação dos Policiais Civis que compõem a 16ª Coorpin: escrivães, delegados, investigadores e o apoio administrativo, todos se dedicando à instituição sempre preocupados em manter a paz social e unidos com foco no combate à criminalidade. Segundo o Dr. Leonardo Virgílio, Delegado Titular de Jacobina, nada seria possível sem o apoio incondicional do Ministério Público e do Judiciário, que analisam os pedidos de mandados de prisão e de busca e apreensão, deferindo as medidas cautelares em apoio as investigações, dessa forma fortalecendo a interação entre as instituições no combate a criminalidade.