Programa promovido pela Jacobina Mineração Pan American Silver já formou cerca de 100 pessoas desde 2017

Mais 35 moradores das comunidades do Itapicuru, Jabuticaba, Canavieiras e Pontilhão de Canavieiras, em Jacobina, participaram, na noite desta terça-feira (28), da formatura do programa ‘Qualificar para Realizar’, promovido pela Jacobina Mineração Pan American Silver, este ano através do Centro de Especialização Técnica (CETEC). Familiares e amigos participaram do evento e se emocionaram.

Criado em 2017, o programa já beneficiou cerca de 100 pessoas com cursos profissionalizantes em áreas como administração, produção, almoxarifado e logística. Os cursos são escolhidos de forma estratégica, levando em conta o cenário do mercado de trabalho e as necessidades de quem vive em Jacobina e região.

Os participantes passam 18 meses na qualificação, que é reconhecida e certificada pelo Ministério da Educação. “O objetivo é preparar as pessoas para o trabalho qualificado em qualquer segmento, não apenas na mineração. O programa também nos dá a oportunidade de trazer novos profissionais para o time da JMC e de empresas prestadoras de serviço”, explicou Paulo Vitor, Gerente de Recursos Humanos da mineradora.

Oportunidade

Além de promover a qualificação, a Jacobina Mineração Pan American Silver também realizou a contratação de egressos dos cursos. Atualmente, nove funcionários da empresa foram contratados após a formação do ‘Qualificar para Realizar’.

Os profissionais atuam nas áreas de Mina, Operação, Manutenção e Planta. Outros 10 egressos estão atuando em empresas prestadoras de serviços da JMC. “O nosso compromisso vai além da formação profissional apenas. Nós temos uma responsabilidade com o desenvolvimento de toda a região na qual a empresa está inserida, por isso acreditamos em projetos como o Qualificar para Realizar”, afirmou o Gerente Geral da JMC, Edvaldo Amaral.