Foram mais de 250 atendimentos na Feira e o sorteio de uma bicicleta

Dr. Pedro Falcão, Médico do Trabalho da JMC, foi um dos profissionais no atendimento à população

Na última sexta-feira (12), moradores das comunidades do Itapicuru, Jaboticaba e Pontilhão participaram de uma ação da Jacobina Mineração e Instituto Pan American Silver de Desenvolvimento Socioambiental. O objetivo foi promover práticas individuais e coletivas voltadas à saúde, sensibilizando e informando a população sobre as questões de saúde física e mental, com diversas propostas que podem ser adotadas pelas pessoas no cotidiano.

A Feira da Saúde e do Bem-Estar Físico e Mental, que aconteceu na praça da comunidade do Itapicuru, contou também com aulão de alongamento, apresentação teatral, roda de conversa sobre ansiedade, atendimento médico no posto de saúde, psicólogos, acompanhamento dos agentes de endemias com dicas para evitar proliferação de doenças como a dengue (distribuição de repelentes) e vacinação, além de atendimento de fisioterapia, nutrição, aferição de pressão e medição de glicemia, sorteio de brindes e distribuição de lanches. Foram mais de 250 atendimentos na Feira e o sorteio de uma bicicleta que teve como ganhadora a senhora Maria José Souza Vilela da comunidade do Itapicuru

“Buscamos oferecer um momento para que todos possam cuidar do bem-estar físico, mental e social e trouxemos assuntos de interesse da comunidade para que todos possam participar e entender a importância de momentos como este”, comentou Isadora Souza, Coordenadora de Comunicação e Comunidades da JMC Pan American Silver.

A abertura contou com uma apresentação teatral com o tema “Viver no Afeto”, do grupo Estação Arte, em que foram trabalhadas as relações afetivas, resgatando a atenção na valorização do humano, sobretudo a importância da autoestima. Ao final, uma grande roda envolveu os participantes, onde todos puderam partilhar a experiência adquirida durante o encontro.

“Nós acreditamos que tão importante quanto contribuir com a comunidade é despertar esse cuidado social em outras empresas e instituições. Por isso, outro ponto de destaque neste ano foi o envolvimento e engajamento de outros atores que se tornaram parceiros do bem nessa iniciativa, como a Unopar, Estação Arte, Carajás Brasil, Ages, Expresso Planalto, Giron, K Fitness, Transportadora Guimarães, Prefeitura de Jacobina | Secretaria da Saúde e July Quartzo”, afirma Edvaldo Amaral Gerente Geral da JMC.

A Feira faz parte do Programa Integrar – módulo saúde que é realizado pela Jacobina Mineração há 16 anos nas comunidades do entorno. Os temas trabalhados foram saúde mental e qualidade de vida, escolhidos pela própria comunidade na pesquisa de interesse anual realizada pelo Instituto.

Além da feira dedicada às comunidades, a Jacobina Mineração também promoveu ações para os seus colaboradores próprios e terceiros. Um dia com atividades de conscientização com médico, nutricionista e educador físico, orientações sobre saúde bucal, dicas de prevenção da dengue, vacinação, cadastro de doação de medula óssea, realização de testes de glicemia, hepatite B e C, distribuição de preservativos e aferição de pressão.

“A Jacobina Mineração está sempre comprometida com a saúde e bem-estar dos nossos colaboradores e das comunidades ao redor, proporcionando ações que promovam a sensibilização para hábitos mais saudáveis, bem-estar completo e prevenção de doenças.”, explica Edvaldo.