O atual Coordenador Geral de Consórcios da Bahia, Cícero Monteiro, saiu do Partido dos Trabalhadores (PT) e anunciou a sua filiação ao Partido Avante. Com essa movimentação política o nome de Cícero ganha força para ser confirmado como pré-candidato a vice-prefeito de Jacobina na chapa liderada por Mariana Oliveira (PSB).

Ex-Chefe de Gabinete do governo Rui Costa, Cícero Monteiro já esteve à frente da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) e das secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Relações Institucionais (Serin). Mesmo com a desfiliação do PT, Cícero Monteiro permanece na base do governo de Jerônimo Rodrigues, na coordenação dos Consórcios Interfederativos de saúde do Estado.

Oficializada no dia 15 de março, a pré-candidatura de Mariana Oliveira faz parte do “time de Lula e Jerônimo”. Com a chegada do partido Avante e a disponibilidade de Cícero Monteiro como vice, a pré-candidatura ganha um importante reforço para a disputa eleitoral do mês de outubro.

Mariana é uma das principais revelações da política baiana. Em 2022, ela foi a candidata a deputada federal mais votada em Jacobina, obtendo 11.869 votos (27,40% dos votos válidos), quase o dobro do segundo mais votado na cidade.