O projeto Café Literário ocorreu no sábado, 16 de março com a discussão sobre a obra “A Reforma da Natureza”, escrita por Monteiro Lobato na edição adaptada para os dias de hoje por Walcyr Carrasco. A história foi publicada pela primeira vez em 1926 e é considerada um marco na literatura brasileira por sua abordagem satírica e crítica da sociedade da época.

Lobato utiliza elementos fantásticos para tecer uma narrativa que reflete e comenta sobre questões sociais, políticas e culturais do Brasil do início do século XX. A obra é amplamente estudada e apreciada no âmbito da literatura em língua portuguesa, sendo reconhecida como uma das contribuições significativas de Lobato para a literatura brasileira.

Dessa forma, o evento realizado com as turmas do 7° A e B combina a apreciação da literatura com a degustação de café da manhã, incentivando o hábito da leitura, ampliando o conhecimento literário, conhecendo novos autores e obras, além de proporcionar momentos de convívio e socialização entre os participantes.