Na manhã desta sexta-feira (16) a pré-candidata a prefeita de Jacobina, Mariana Oliveira (sem partido) rebateu a carta aberta escrita pela vice-prefeita de Jacobina e pré-candidata a prefeita Kátia da Saúde (PSB).

Kátia faz críticas duras à postura de Mariana de alimentar o sonho de ser prefeita e não de debater as necessidades do município: “A conversa não era sobre Jacobina e suas necessidades, a conversa era sobre o sonho de Mariana de ser prefeita…”, diz parte da nota da vice-prefeita.

Confira a carta de Mariana Oliveira em resposta à Kátia da Saúde:

“Carta aberta ao povo jacobinense,

Escrevo-lhes hoje em resposta à carta aberta da vice prefeita e pré-candidata Kátia da Saúde, publicada recentemente.

Em primeiro lugar, gostaria de destacar que minha relação afetiva e compromisso com Jacobina são inabaláveis e enraizados. Aqui nasci, e vivi a maior parte dos meus 51 anos, construí minha família e minha carreira profissional. Dediquei a última década da minha vida à militância nas ruas e redes sociais por acreditar que só através da política podemos garantir um futuro melhor para nosso povo. Entrei na vida política partidária de Jacobina em 2019 sabendo das dificuldades, e que poderia ser( e venho sendo) alvo de ataques, mas segui cumprindo minhas atribuições enquanto dirigente partidária com base no diálogo, no respeito, e buscando o máximo possível ser coerente com os princípios da ética, da moral e da transparência na lida com aliadas(os) e adversários (as).

Neste momento não preciso falar sobre meus atributos pessoais, minhas experiências anteriores com gestão pública nem sobre minha capacidade técnica. Não é hora e não costuma ser do meu feitio alimentar vaidades, ambição pessoal, ou exaltar meu ego.

Sobre a reunião na sede estadual do PSB no último dia 04 de Janeiro, lamento que Kátia tenha interpretado mal minha participação. A convite da executiva estadual do partido estive presente para discutir o futuro de Jacobina e as possibilidades de construir um projeto político amplo e plural, tendo em vista que minha saída do PT era dada como certa pelo conselho político do governo estadual. Tendo em vista também que muito provavelmente a Federação Brasil da Esperança indicaria o nome do atual prefeito como pré candidato à reeleição, nome altamente rejeitado pela população jacobinense.

De forma consensual, concluiu-se junto às lideranças do governo e da base aliada, que o PSB seria o melhor partido para abrigar uma outra candidatura da base do governo, candidatura feminina, que seria a minha ou a da vice prefeita, ou seja , conforme seguissem os diálogos, quem estivesse pontuando melhor nas pesquisas. Esse foi o teor da conversa, e naquela oportunidade me coloquei à disposição do partido e do conselho político.

Em nenhum momento foi colocado na mesa algum projeto ou “ sonho “ “pessoal” ou tentou-se deslegitimar a história de qualquer outra liderança, muito menos da vice prefeita Kátia da Saúde que tem uma história política respeitada e já consolidada em Jacobina. Jamais faria qualquer movimento em direção ao partido sem o conhecimento dela, por isso solicitei à comissão executiva, que a conversa se desse na sua presença.

Acredito que a política deve ser feita com VERDADE, diálogo e respeito, buscando sempre o bem comum. É por isso que defendo a união de todas as forças progressistas de Jacobina, em torno de um projeto que priorize as necessidades da população jacobinense.

Esse projeto eu abracei quando tomei posse na direção do PT local, durante as eleições de 2020, e segui defendendo em 2022.
Sinto-me responsável por liderar e representar as pessoas que confiaram em mim e depositaram 4.306 votos em 2020 e 11.869 votos em 2022. Não quero frustrar as expectativas que motivaram tais votos enquanto houver possibilidades de uma candidatura vitoriosa para governar nosso município com amor, eficiência, cuidado e responsabilidade. Enquanto houver esperança meu nome estará disponível .

Convido todas e todos a se unirem a esse projeto: PRA FRENTE JACOBINA , construir uma cidade mais justa, mais humana e mais sustentável. Uma Jacobina que seja motivo de orgulho para todos nós.

Com carinho,
Mariana Matos de Oliveira
Pré-candidata a Prefeita de Jacobina