Ação conta com aeronave contratada pela empresa que já usou mais de 300 mil litros de água para debelar o fogo

Mais de 300 mil litros de água já foram utilizados por uma aeronave para combater o incêndio florestal que atinge a região da serra da Cachoeira do Aníbal, no município de Jacobina, desde quarta-feira (6). A ação faz parte de uma série de apoios que a Jacobina Mineração está prestando ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil da cidade que inclui, ainda, doação de equipamentos, água mineral, dentre outros itens. A aeronave chegou ao município no sábado (9), onde já estavam estacionados dois caminhões pipa para o abastecimento e entrou imediatamente em ação.

“Nós contratamos essa aeronave e estamos doando toda a água necessária. Ela ficará à disposição do município até que o incêndio seja debelado”, afirma o gerente Geral, Edvaldo Amaral, que recebeu a aeronave juntamente com autoridades. “A aeronave é fundamental para atuar nas partes mais críticas e de pouco acesso dos brigadistas florestais, corpo de bombeiros e defesa civil”, completa Amaral. Além desse apoio, a empresa doou um soprador costal BR 600 à gasolina para CBMBA e outro para a Defesa Civil, cinco mochilas flexíveis anti-incêndio para cada instituição e 50 fardos de 500ml de água mineral e 72 unidades de bebida isotônica indicada para repor os líquidos e sais minerais perdidos.

Até as 16 horas desta terça-feira (12), a aeronave, que tem capacidade para 3 mil litros de água, o dobro das que atuavam na ação, já havia realizado 80 viagens e utilizado quase 300 mil litros de água. O Country Manager Brasil & Argentina da Pan American Silver, Sandro Magalhães apoia a iniciativa e diz, “Temos um compromisso muito grande com o meio ambiente e realizamos muitas ações de conscientização em relação a queimadas e à proteção das florestas. Nesse momento o mais importante é debelar logo os focos de incêndio para evitar mais perdas ainda”.

A Jacobina Mineração está disposta a atuar continuamente no cuidado com o meio ambiente, garantindo a preservação de importantes remanescentes florestais, que protegem inúmeros exemplares da flora e fauna e a promover ações de conscientização de queimadas junto à população.