A companhia também recebeu Menção Honrosa no Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável pelo pioneirismo na obtenção da declaração da ABNT, em março de 2023

A Jacobina Mineração, primeira empresa do setor de mineração a receber a Declaração de Conformidade ESG (Environmental, Social and Governance), outorgada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em março de 2023, recebeu no início de dezembro o atestado da entidade que mantém a declaração anterior. “A Jacobina Mineração reafirma seu compromisso com as práticas ambientais, sociais e de governança, demonstrando, assim, sua responsabilidade corporativa e a busca contínua pela excelência em sustentabilidade”, diz o atestado.

A conquista foi anunciada pelo Country Manager Brasil & Argentina na Jacobina Mineração Pan American Silver, Sandro Magalhães, durante o Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável, nesta quinta-feira (06) no auditório da Federação, no qual a empresa recebeu uma Menção Honrosa, justamente pelo “pioneirismo em ser a primeira indústria de mineração a obter a declaração de conformidade aos critérios ESG”, declarou a FIEB na menção. Em seu discurso, Magalhães ressaltou a importância do trabalho em equipe. “Ninguém faz nada sozinho. Esses resultados são fruto do trabalho de toda a equipe, colaboradores e colaboradoras da empresa, e mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.

Sobre a renovação, o executivo comemorou os bons índices alcançados. “Dos 42 critérios avaliados, 25 alcançaram o nível máximo de maturidade, que é o Nível Transformador”, explica. “Esta Menção Honrosa da FIEB é muito importante para nós, pois nosso papel é também inspirar outras empresas a buscar este caminho que é sem volta, o ESG, que é fazer de forma responsável, com o olhar para o social, ambiental, mas principalmente deixando um excelente legado para as próximas gerações”, avalia Magalhães.

Sobre a Jacobina Mineração

A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia. Atualmente faz parte do grupo Pan American Silver e opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.