Espaço foi criado para acolher mulheres que voltam da licença-maternidade

As mães e colaboradoras da Jacobina Mineração agora possuem um espaço destinado ao acolhimento das demandas de amamentação dos seus filhos. No “Agosto Dourado”, mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a empresa da Pan American Silver inaugura uma Sala de Apoio à Amamentação e oferece ainda mais conforto e cuidado para as funcionárias que retornam do período de licença-maternidade e estão amamentando seus filhos.

O “Espaço JMC Baby” é um ambiente personalizado, acolhedor e adequado à coleta e armazenamento do leite materno. Ele é equipado com poltrona adaptada, lavabo, bomba de sucção individual, potes de armazenamento individuais ideais para o leite materno, além de esterilizador e refrigerador.

Vanessa Ferreira, auxiliar de programação da manutenção da mina, é mãe de Lucas, com 10 meses, e conta que a Sala de Amamentação é uma demonstração de sensibilidade da JMC. “Fico muito feliz em saber que, mesmo com tantas demandas, nossa empresa também prioriza o nosso bem-estar como mulheres e mães”, completa.

Paulo Vitor Biulchi, gerente de Recursos Humanos da Jacobina Mineração, conta que muitos especialistas falam sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam ao retornar para o trabalho após a licença-maternidade e a JMC está preocupada em criar um ambiente de acolhimento, respeito e adequação às necessidades das mães. “Para as novas mães, a presença de uma sala de amamentação é um incentivo à permanência no emprego e também uma forma de garantir mais conforto no dia a dia de trabalho, trazendo maior satisfação e tranquilidade durante a jornada de trabalho”, completa.

JMC BABY – A Sala de Amamentação faz parte do “Programa JMC Baby”, cujo objetivo é acolher as mães que estão às vésperas da licença-maternidade e, a partir desse mês, para os novos pais da unidade. Já que este é um momento especial, que exige carinho e suporte, a empresa criou o kit “JMC Baby”. Ele é composto por mochila maternidade funcional, um conjunto com body, touca, luvinhas e sapatinhos personalizados. Além disso, os funcionários recebem um crédito único no cartão multibenefícios para uso na compra de fraldas, lenços umedecidos ou outros itens necessários para a criança.

Laenne Conceição, auxiliar administrativo da mina na Jacobina Mineração, afirma que o período após a gravidez sempre foi uma preocupação na sua carreira já que o mercado de trabalho pode ser hostil com as mulheres que possuem filhos. “No entanto, aqui na JMC foi diferente. Desde o primeiro momento, quando anunciei minha gestação, tive o apoio da liderança do meu setor que, inclusive, comunicou a intenção de me efetivar já que eu era estagiária”, completa.

Ela reforça que ao voltar da licença-maternidade contou com todo apoio para continuar com a amamentação. “Foi muito bom não interromper esse processo tão importante na vida de mãe e filho. Sou grata por também ter sido agente incentivador para a criação da sala de apoio à amamentação JMC Baby”.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO – A Jacobina Mineração segue com iniciativas para criar um ambiente mais inclusivo às mulheres, como melhorias estruturais e de vestimentas que promovem conforto e adequação ao biótipo feminino brasileiro e que também facilitam o uso de assentos sanitários, além dos banheiros químicos exclusivos para mulheres.

A empresa também desenvolve seu Estatuto de Diversidade e Inclusão (D&I) que prevê ainda mais compromisso em ações na área. Estão na lista: campanhas com incentivo à parentalidade e Saúde Mental Materna, com rodas de conversas para diálogos abertos que estimulem melhorias constantes no ambiente de trabalho, atuação do comitê de diversidade para definição e disseminação de estratégias de ações de incentivo à pluralidade.