Nomes foram anunciados nesta quinta-feira (4) em evento do projeto Era Uma Vez Brasil realizado no Comuja
Vivenciar um outro lado da História do Brasil, viajando além-mar e descobrindo in loco as similaridades e diferenças entre as culturas de Brasil e Portugal durante 10 dias. Essa experiência será vivida por 14 estudantes e um professor de escolas públicas municipais de Jacobina (BA) que participam do projeto “Era Uma Vez… Brasil”. Os nomes dos intercambistas que embarcarão em novembro foi conhecido na noite de ontem, quinta-feira (4), durante evento realizado no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (Comuja). O evento marcou também o lançamento do livro de histórias em quadrinhos e de quatro filmes curtas-metragens, todos produzidos pelos alunos durante as etapas do projeto.
O “Era Uma Vez…Brasil” reconta a História do país, trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país. Voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, o “Era Uma Vez…Brasil” chega à sua sétima edição em 2023 trabalhando o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”.
Desde março, a iniciativa desenvolve uma jornada de conhecimento com atividades de arte-educação que acompanham todo o ano letivo das escolas municipais, impactando alunos e professores. De lá pra cá, já foram realizadas duas etapas: a “Fatos Históricos” e o “Campus de Arte-educação”. Em Jacobina, o projeto contou com 455 estudantes inscritos, mobilizando 14 professores e 11 escolas.
Na região, o “Era Uma Vez…Brasil” conta com a importante parceria da JMC Pan American Silver, patrocinadora do projeto, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
VIAJANTES
Entre os intercambistas jacobinenses anunciados estão a professora Sabrina de Souza Lima (Colégio Municipal Núbia Maria Mangabeira Guerra), e os estudantes Caio Vinicius da Silva Souza (CM Crescenciano Fernandes Pires); Dominique Santos de Almeida (CM Esther Tupinambá de Morais); Rihanna de Oliveira Santos, Yago Mauricio dos Santos Santana, Carlos Henrique Matos da Silva e Lucas Nascimento dos Santos (CM Núbia Maria Mangabeira Guerra); Hesdras Harim Meneses Belas, Michelle Tinel de Sousza Santana, Sophia Lopes, Amanda dos Santos Nascimento (CM Gilberto Dias de Miranda); Raul Oliveira Santos, Raí Oliveira Santos (CM Elvira Costa Dias Pires); Jonathan Lima Silva, Camilla Oliveira Sousa (CM Dr. Marcos Jacobina).
Além do anúncio, o evento foi marcado também pelo lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”, que reúne 100 histórias escritas e ilustradas pelos participantes durante a primeira etapa do projeto, e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes que avançaram para a segunda etapa, o Campus de Arte-Educação, realizado em junho deste ano. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens – do roteiro à filmagem -, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.
INTERCÂMBIO
Serão dez dias em Portugal vivenciando e trocando experiências culturais. A viagem acontecerá no mês de novembro de 2023 e contará com visitas a pontos históricos e os estudantes visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 20 curtas-metragens e o livro de HQs.
Em 2023, o projeto cresceu e chegou também ao Ceará. Com isso, passou a mobilizar, simultaneamente, as redes de ensino de quatro estados e 11 cidades brasileiras. Além de Jacobina, o “Era Uma Vez… Brasil” acontece em Salvador e Mata de São João, na Bahia; Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e Santa Quitéria e Itatira, no Ceará. Na Bahia, a iniciativa alcançou a marca de 1.341 alunos inscritos e mobilizou 88 professores de História de 73 escolas. Ao todo, foram mais de 4,4 mil estudantes inscritos em todo o país.