Reportagem: Maria Carolina Abe, Época Negócios/ foto: Reprodução

Você está numa reunião importante e recebe no WhatsApp aquele áudio que não dá para ouvir no momento. Ou você está à toa mesmo, mas não curte ouvir mensagens de voz no app. Quem poderá te ajudar? LuzIA!

Basta adicionar o contato dela no seu telefone (ela aparece como uma garota ruiva, de grandes olhos azuis). Em seguida, encaminhe o áudio para ela. LuzIA vai transcrever para você, em português, o que foi dito – mesmo que a língua ‘oficial’ dela seja o espanhol.

LuzIA, chatbot lançado em 31 de março, é capaz de desempenhar muitas outras tarefas (mas, confesso, para mim, transcrever áudios do WhatsApp é a mais útil de todas). Assim como outros chatbots de inteligência artificial generativa, ela pode responder a perguntas, traduzir e resumir textos, comparar documentos, sugerir receitas com o que você tem na geladeira e até criar imagens a partir de textos.

A assistente pessoal, que usa o GPT da OpenAI, conquistou 1 milhão de usuários em cerca de 40 países em dois meses e meio, conta o criador, Álvaro Higes, engenheiro de 36 anos que trabalhou por 5 anos na Amazon e já havia criado outros negócios antes. Ele dá aulas na universidade IE Business School, em Madri, e foi por isso que começou a explorar o Chat-GPT.

“Eu comecei a LuzIA por brincadeira. Quando viralizou, tive de migrar para uma infraestrutura mais estável e escalável”, diz Higes, em entrevista a Época NEGÓCIOS. LuzIA foi ganhando força e o empreendedor levou mais gente para o time – hoje são 4 pessoas trabalhando na SoyLuzIA.

O sucesso surpreendeu o criador. “Era um projeto bem pequeno no começo, e daí viralizou. Obviamente, estamos muito animados, mas não estávamos esperando tanta adesão assim tão rápido.” A mãe de Higes foi a primeira usuária da ferramenta – enfermeira, ela usou o bot para traduzir conversas de pacientes no hospital onde trabalha.

Em abril, LuzIA recebeu uma primeira rodada de investimentos (de valor não revelado) do A*, um fundo do Vale do Silício (EUA) especializado em startups na fase seed.

Grátis, mas não para sempre
Hoje LuzIA pode ser usada de forma inteiramente gratuita, mas é possível que isto mude no futuro. Perguntado se tem planos de cobrar pelo uso da ferramenta, Higes responde: “Em algum momento, nós vamos precisar, porque é uma empresa, mas ainda não sabemos como vai ser feito.”

Segundo ele, o modelo mais tradicional no momento tem sido cobrar uma pequena taxa de assinatura dos usuários, mas não necessariamente será esta a escolha do time. “Queremos experimentar outras formas de monetizar.”

O que vem pela frente (Brasil, inclusive)
Higes confirma os planos de criar um aplicativo futuramente. Além disso, diz que estão fazendo ajustes e estudando como chegar ao mercado brasileiro.

Hoje, como a língua oficial da LuzIA é o espanhol, sempre que alguém manda uma mensagem para ela, sua primeira resposta é nesta língua. Depois, ela muda para o idioma que a pessoa está falando, seja português ou inglês, por exemplo. Higes diz que estão trabalhando para mudar isso para poder lançar o produto oficialmente no Brasil. A estimativa, diz ele, é que isso aconteça na primeira ou segunda semana de julho.

“Algumas pessoas acham que somos uma Siri ou Alexa, mas, não, nós somos muito mais que isso. Um dos trabalhos que temos aqui é educar os usuários na jornada de descobrir essa tecnologia”, diz. “Se conseguir fazer isso, vou me considerar bem-sucedido.”