Cerca de 80 comprimidos de anfetaminas, os chamados rebites, foram apreendidos em trechos da BRs 407 e 242 em Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru, e Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu, respectivamente. Os flagrantes ocorreram nesta segunda-feira (24) com dois motoristas que passavam pelas rodovias, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia.

A maior apreensão ocorreu na BR-407. Por volta das 21h10, os agentes abordaram um caminhão VW/24.280, conduzido por um homem, de 31 anos. Na vistoria, os policiais encontraram 68 comprimidos de Nobésio Extra Forte. Já em Itaberaba, o motorista de uma carreta foi flagrado com 12 unidades da droga.

Ainda segundo a PRF, as anfetaminas são drogas usadas para fazer com que condutores fiquem acordados por mais tempo e assim dirigirem por tempo e distância maiores. A corporação ainda informa que o “rebite” é proibido pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], sendo importado e vendido ilegalmente no país e representam um enorme risco à segurança do trânsito.

Devido a ser um crime considerado de menor potencial ofensivo, o porte de drogas não gera prisão. Os motoristas flagrados assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vão responder pelo artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).