Projeto envolveu mais de 600 estudantes de quatro escolas públicas de Jacobina
Estudantes dos colégios Crescenciano Fernandes Pires, José Vieira Irmão, Ester Tupinambá e Armando Xavier de Oliveira, todos da rede pública de ensino de Jacobina, estão fechando o ano letivo com um diferencial no currículo escolar. Mais de 600 alunos e alunas com idade entre 11 e 14 anos incrementaram as aulas regulares com atividades do Eco Teens, projeto voltado para a educação ambiental realizado pelo Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacobina e o Ministério Público da Bahia.
A jornada de aprendizado foi dividida ao longo dos dois semestres deste ano para promover a conscientização em torno de dois temas: queimadas e recursos hídricos. As aulas teóricas e práticas foram realizadas no Complexo Ambiental da JMC Yamana Gold e em áreas ao ar livre nas imediações das escolas. Os estudantes também tiveram a oportunidade de plantar mudas nativas no Parque Natural Municipal das Macaqueiras e criar um jornalzinho a partir do que aprenderam nas oficinas temáticas e palestras de especialistas.
“Para nós é uma satisfação contribuir para promover a educação ambiental de crianças e jovens, pois essa geração é uma grande multiplicadora de conhecimento e nos ajuda a levar a conscientização para o dia a dia das escolas e das famílias”, avalia Edvaldo Amaral, gerente-geral da Yamana. Amaral lembra, ainda, que o Eco Teens anda de mãos dadas com o Eco Kids, projeto que leva o mesmo conceito para crianças de 6 a 10 anos.