Na manhã desta terça-feira (15) ‘Tonho de Dona Dalva’, natural do distrito de Caatinga do Moura, município de Jacobina, e atualmente residente na cidade de Rosário, oeste baiano divisa com Goiás, ao tentar salvar o seu ‘cãozinho’ que atravessava o trecho de uma rodovia acabou sendo atropelado.

Antônio Ramos, seu verdadeiro nome, foi atropelado por um caminhão tendo morte instantânea. Ao invés do cachorro deixá-lo, correndo e se escondendo por conta do ocorrido, o animal de estimação permaneceu ao lado do seu dono até o recolhimento do corpo pela perícia técnica de Rosário.

O fato chamou a atenção de moradores mostrando a cumplicidade do cão para com o seu proprietário. Uma frase antiga diz: “Lealdade: qualidade de cachorro que nem todas as pessoas têm”, e que nesse caso parece cair como uma luva.

Filme ‘Sempre Ao Seu Lado’ aborda o apego do cão para com o seu dono

Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês.

Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida: Parker morre de um ataque do coração e o cão permanece na estação de trem a espera do seu dono que nunca mais chegará. As pessoas da cidade se sensibilizam com a situação do cão e passam a dar comida e ração. Anos depois o cão Hachi morre e como homenagem foi erguida uma estátua na estação como prova de sua lealdade. A história é baseada em fatos reais.