Reportagem: Tribuna da Bahia. Foto: Reprodução, Tribuna da Bahia
A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI), destinado a pacientes com a Covid-19, dos hospitais particulares de Salvador, ultrapassaram a marca de 90%, segundo dados do ultimo final de semana, que também apontam 95,7% em média de ocupação das unidades.
Além disso, dentre os nove maiores hospitais da capital, cinco deles já estão com ocupação da UTI em 100%, não tendo mais vagas para receber pacientes em casos graves, a exemplo dos hospitais Aeroporto, Jorge Valente, Português, Teresa de Lisieux e da Bahia.
O Hospital Cardiopulmonar é a unidade com a situação menos critica entre a rede particular, registrando 90% de ocupação dos leitos de terapia intensiva.
Na manhã desta segunda-feira, em entrevista a TV Bahia, o governador Rui Costa criticou de forma incisiva o comportamento das pessoas na pandemia e as aglomerações.
“Não há como permitir que as pessoas tenham esse comportamento indiferente à vida humana. Temos mais de 60 mortes por dia na Bahia, não há como compreender comportamentos como esse. Se continuarmos assim [taxa alta de ocupação de leitos], as pessoas vão morrer sem nenhuma assistência médica”, disse Rui.
O governador ainda ameaçou “fechar tudo”, caso não houvesse respeito as medidas, usando a cidade paulista de Araraquara que fechou toda a cidade por 60 horas, devido ao avanço da pandemia, como referencia.
“Se não houver respeito, se não houver colaboração, terá que ser como Araraquara e fechar absolutamente tudo”
Segundo Rui, o toque de recolher é uma medida progressiva, na esperança resultados positivos contra as aglomerações
“O que nós estamos fazendo é ir progressivamente para ver se colhemos os resultados. A partir das 20h, a atividade econômica é bastante reduzida, o alcance maior dessa medida é para os locais que geram aglomeração com pessoas consumindo bebidas alcóolicas”, enfatizou.
E foi ainda mais incisivo quando a questão foi a ocupação de leitos no estado que ultrapassa a marca de 80%.
“Conversei com a subsecretária da Saúde e ela me disse: ‘ultrapassamos 80% de ocupação e todas as vagas existentes foram reguladas, todas já estão ocupadas, não estão fisicamente, mas se considerar a regulação, estão todos ocupados nesse momento’. Então, nós antecipamos o toque de recolher”
Confira a ocupação em leitos de UTI nos maiores hospitais particulares de Salvador:
• Hospital Aliança: 95%
• Hospital da Bahia: 100%
• Hospital Cardiopulmonar: 90%
• Hospital Teresa de Liseux: 100%
• Hospital São Rafael: 97%
• Hospital Aeroporto: 100%
• Hospital Santa Isabel: 95%
• Hospital Português: 100%
• Hospital Jorge Valente: 100%