Foto: Augusto Urgente

Por meio da Portaria 3.186 o Ministério da Saúde está repassando para Estados e municípios brasileiros recursos para a adoção de medidas de estruturação e adequação dos ambientes de atendimento às gestantes, parturientes, recém-nascidos e puérperas, no intuito de mitigar os riscos individuais e coletivos decorrentes da Covid-19. Em Jacobina o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho receberá os recursos.

De acordo com a portaria serão readequados “locais de nascimento, quarto pré-parto, parto e pós-parto (PPP), Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto e Unidade Neonatal com suporte para ventilação mecânica às gestantes com intercorrências obstétricas, suporte ventilatório e controle da hipotermia aos recém-nascidos prematuros, garantindo o cuidado seguro e de qualidade”.

O valor a ser repassado é calculado na quantidade de partos realizados no ano de 2019 a partir das informações repassadas pela própria unidade hospitalar. Em 2019 o Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho realizou 1.999 partos.

O recurso é no valor de R$ 579.161,00 em parcela única. Caso o valor não seja utilizado terá que ser devolvido acrescido das correções monetárias.