Maratona de atividades foi encerrada com participação na Feira de Meio Ambiente, realizada no último sábado

A Jacobina Mineração realizou uma extensa programação de atividades para celebrar o Mês do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da empresa com a preservação da natureza e promoção da educação ambiental na região. O calendário de ações envolveu diversos públicos, incluindo colaboradoras e colaboradores, comunidades do entorno e estudantes do ensino fundamental ao nível técnico.

A maratona terminou com a participação na Feira de Meio Ambiente, realizada na última sexta-feira pela Secretaria do Meio Ambiente do município. A JMC participou com um estande, que serviu de ponto de encontro para a distribuição de mais de duas mil mudas, entrega de material informativo, exposição de vídeos das iniciativas socioambientais da empresa e atividades interativas educativas.

O evento marcou o encerramento de uma vasta programação, que começou logo no início do mês. Os DDSs (Diálogos Diários de Segurança) com colaboradoras e colaboradores foram transformados em bate-papos para conscientização do público interno, que também contou com distribuição de mudas e ações de incentivo ao plantio de árvores.

O público infantil também teve lugar de destaque na agenda da Jacobina Mineração. A empresa promoveu oficinas temáticas nas comunidades e a circulação da peça teatral “Reciclar é uma Festa” por oito escolas da cidade. Além disso, oficializou o lançamento do programa de educação ambiental Eco Kids, que contemplará quase 300 estudantes de 6 a 10 anos das escolas municipais Professor Carlos Gomes e Cecília Menezes.

A JMC realizou, ainda, uma edição especial do Dia do Mineirinho com 40 alunos da Escola Municipal Professora Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas, na sede da empresa para conhecer mais de perto a atividade da mineração. As crianças das comunidades do Itapicuru e Jabuticaba também participaram de atividade no CECI (Centro de Educação e Cultura do Itapicuru), onde tiveram uma sessão de cinema com vídeos sobre meio ambiente, atividade com quebra-cabeça temático e puderam conhecer o caminhão da Brigada de Emergência da JMC, que já foi apoio em diversas necessidades de queimadas no município.

Outro ponto alto da programação foi a segunda edição do Simpósio de Meio Ambiente, que reuniu especialistas no tema na sede da Acija (Associação Comercial e Industrial de Jacobina), com uma plateia formada por mais de 120 estudantes de cursos técnicos. Para incentivar a conexão com o meio ambiente, a Jacobina Mineração também promoveu a Caminhada Ecológica no Parque das Macaqueiras, que destacou a importância da atividade física em contato com a natureza e a necessidade de conservação dos espaços naturais.

“Foi uma verdadeira maratona de atividades, mas fizemos questão de reunir esforços e engajar toda a comunidade nessa programação, por se tratar de um dos temas prioritários para a Jacobina Mineração. A responsabilidade ambiental é dos nossos principais valores, que está aliado ao cuidado pelas pessoas que ocupam o mesmo território onde estamos e também tiram dele o seu sustento. O objetivo foi unir gerações em torno de uma corrente de conscientização e continuar promovendo a preservação ambiental e o incentivo ao plantio. Só nessas ações doamos seis mil e oitocentas mudas frutíferas nativas e ornamentais”, avalia Edvaldo Amaral, gerente-geral da JMC.