Na manhã da última quarta-feira (31), Sandro Magalhães, Country Manager Brasil & Argentina no Grupo Jacobina Mineração/Pan American Silver, participou como um dos painelistas no II Fórum ESG Salvador, evento realizado pelo jornal Correio e site Alô Alô Bahia que reuniu grande público interessado na temática no Porto de Salvador. Na oportunidade, ele lembrou que a Jacobina Mineração foi a primeira empresa brasileira a conseguir certificação em ESG. “O processo da certificação durou um ano, mas na verdade foram mais de 15 anos para chegarmos a essa conquista. Isso tudo está dentro dos nossos valores, do nosso modelo de negócio”.

Sandro Magalhães integrou o painel “ESG e o mercado de capitais: navegando pelas regulamentações, indicadores de desempenho e as novas normas da CVM para promover a sustentabilidade”. O country manager dividiu o painel com Claudia Pitta, fundadora da Evolure Consultoria, conselheira do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e diretora do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP), e Rodrigo Accioly, diretor Jurídico, Riscos e Controles da Cia de Participações Aliança da Bahia e da Cia de Seguros Aliança da Bahia, sob mediação de Isaac Edington, presidente da Saltur (Empresa Salvador Turismo).

Recentemente, a Jacobina Mineração recebeu certificado inédito da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que atestou a conformidade em relação aos requisitos propostos na Prática Recomendada 2030: Ambiental, Social e Governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações. A norma inédita, fruto de um amplo trabalho liderado pela ABNT na Organização Internacional de Normalização – ISO, alinha os principais conceitos e princípios na sigla ESG (em inglês, “environmental, social and governance”) e orienta os passos necessários para incorporá-los na organização.

A Jacobina Mineração está engajada em importantes iniciativas permanentes de ESG, como programas de inclusão digital com internet para as comunidades; reformas de casas e banheiros; Dia do Mineirinho, quando crianças de escolas públicas vão até a empresa para conhecer todo o processo de mineração; programa de reciclagem de lixo com parcerias com associações locais, dentro outros. “A gente atua mostrando que a mineração consegue trabalhar de forma a desenvolver as comunidades, preservando o meio ambiente e usando da melhor forma os recursos para deixá-los para as próximas gerações”, conclui Sandro.

Sobre o gestor – Sandro Magalhães é Country Manager Brasil & Argentina no Grupo Pan American Silver, presidente do SINDIMIBA e membro do Conselho de Sustentabilidade da FIEB. Engenheiro de Minas com pós-graduação em Gestão de Projetos, Gestão de Riscos, Gestão Estratégica de Negócios, Planejamento Estratégico e Especialização em Gestão de Riscos da Indústria Mineral, atuando como executivo nas áreas de gestão empresarial do setor mineral.

Sobre a Jacobina Mineração

A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia. Atualmente faz parte do grupo Pan American Silver e opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.