A Assembleia Legislativa aprovou e o Governo do Estado sancionou nesta terça-feira (16) a criação de mais três Batalhões da Polícia Militar na Bahia. Essa nova estrutura para a Polícia Militar tende a aumentar o quantitativo de policiais em cada uma dessas unidades criadas.
O projeto aprovado não indica onde serão instalados o 22º, o 23º e o 24º Batalhão da Polícia Militar da Bahia. Em Senhor do Bonfim, sede do 6º Batalhão da PM, há um contingente de cerca de 350 policiais, entre oficiais e praças, número bem superior o que Jacobina possui como sede de Companhia que abrange mais 10 municípios da região. Cada unidade de Batalhão criada possibilita o surgimento de novas Companhias Independentes. Caso Jacobina se transformasse em um Batalhão, Miguel Calmon, por exemplo, poderia se tornar uma Companhia Independente.
Faz-se necessário a intervenção dos representantes políticos de Jacobina e região e da sociedade civil organizada em mobilização para que não deixem passar esta oportunidade única de Jacobina ter a implantação de uma unidade de Batalhão da Polícia Militar, se juntando a outros municípios do porte como Irecê, Senhor do Bonfim, Itaberaba e Eunápolis, que já possuem essas unidades instaladas.