A vice-prefeita de Jacobina, Kátia da Saúde esteve presente nesta segunda-feira (16) em reunião do Comitê de Saúde, instalado pela ACIJA desde dezembro, para tratar de assuntos pertinentes à falta de assistência à saúde da população local. A mesma esclareceu que sua participação foi inicialmente técnica e apoiadora da iniciativa, já que é cidadã, representante, sanitarista e tem constatado esse descaso com a saúde, e atuou no estado e no município, inclusive iniciou fazendo o agradecimento pelo o convite a Diretoria nas pessoas de Neide Oliveira e Artur Pereira.
“Parabenizo a atuação da instituição como agente de empreendedorismo, mas de transformação e de preocupação com o coletivo e o social”, salientou Kátia. A vice-prefeita fez um diagnóstico situacional dos principais problemas de saúde existentes no município, relatados principalmente pela população como a falta da assistência hospitalar de qualidade em nossa cidade, a falta de medicamentos, e da precarização da Atenção Primária, com o atraso de pagamento de salários dos trabalhadores, inclusive com a recente publicação de um edital de terceirização da Atenção Básica, sendo questionado pela a OAB de Jacobina.
Kátia da Saúde defendeu que o Hospital Regional Vicentina Goulart seja estadualizado, situação em que ela teria apresentado em julho e outubro do ano passado ao então candidato à governador Jerônimo Rodrigues.
“O estado sabe fazer a forma de se ter uma gestão eficiente, transparente e de excelência, cuidando da nossa gente. Existe um Plano Hospitalar elaborado pela OPAS em 2018 onde houve uma oficina aqui em Jacobina e outra em Salvador, realizada pela a SESAB, ficando definido o perfil da Macrorregional de Jacobina, onde o Hospital Regional Vicentina Goulart seria UTI Geral, Ortotrauma, Emergência e Eletivas, e o Hospital Antônio Teixeira Materno Infantil, UTI Neonatal e Pediatria, inclusive já veiculado em rádios locais e pactuados em CIB”, acrescentou Kátia.
Ficou definido que na próxima reunião do Comitê de Saúde os gestores do município também serão convidados a participar.