Neste ano, mais de 40 iniciativas se destacaram pelo uso da metodologia internacional ‘Six Sigma’ ou por inovações propostas no programa ‘Sua Ideia Vale Ouro’

Os colaboradores e colaboradoras da JMC Yamana Gold entraram no mês de novembro com o pé direito. Na última terça-feira, dia 1º, a empresa promoveu a quinta edição do prêmio Lean Six Sigma, que apresentou 22 projetos de melhoria implementados pelas equipes ao longo deste ano. Seis deles foram premiados de acordo com os padrões da Six Sigma (ou Seis Sigma, em português), metodologia internacionalmente utilizada para otimizar processos internos, garantindo maior eficiência e menor custo, sem deixar de lado a qualidade e a segurança.

A banca avaliadora analisou iniciativas em três categorias, que indicam diferentes níveis de certificação, seguindo um conceito semelhante ao das artes marciais: Yellow Belt (conhecimento da metodologia), Green Belt (capacidade de praticar melhorias usando as ferramentas e técnicas) e Black Belt (domínio de ferramentas e técnicas, treinamento e orientação). Apenas os projetos de maior destaque foram premiados, porém todos os Yellow Belts receberam certificação.

“O sentimento é de dever cumprido, pois mesmo diante de tantas adversidades no cenário econômico global e dos desafios enfrentados na cadeia de suprimentos, o time da JMC pôde mais uma vez se reinventar”, orgulha-se o gerente-geral Edvaldo Amaral, destacando o alto nível das ações propostas pelas equipes operacionais e administrativas, sempre alinhadas com o compromisso de promover a melhoria como uma construção coletiva e contínua.

Este ano, a própria JMC também se superou. Além de promover a aplicação das ferramentas do Six Sigma, a empresa fortaleceu o programa “Sua Ideia Vale Ouro”, criado para reconhecer ideias inovadoras e disruptivas de seus colaboradores e colaboradoras. Vinte projetos já foram finalizados e dois estão em andamento.