Com informações e fotos: Sertão Livre
A equipe Sertão Livre entrevistou o senhor Gilberto Lima conhecido como ‘Gilberto do Drone’, onde o mesmo resolveu criar sua própria energia em seu sítio, o ‘Sítio Natalino’ localizado no Povoado de Verdadeira, no município de Umburanas. Segundo ele a região tem vento constante e é uma energia renovável e limpa.
A geração da energia começa com dois elementos principais: vento e aerogerador (também conhecido como turbina eólica), o mesmo explica sua invenção: ao girar as hélices faz com que gire uma polia, em seguida gira também o motor, o qual gera 80 volts. Esses 80 volts são jogados para o controlador de carga, o qual recebe a corrente de 80 volts de corrente contínua transformando direto para a bateria em corrente alternada de 12 volts. Os 12 volts ficam armazenados na bateria, um objeto estacionário próprio para sistema solar. Da mesma sai dois fios interligando a um inversor de corrente de 12 volts transformando para 220, obtendo 400 watts.
Com a produção da energia é possível ligar 4 lâmpadas de 100 ao mesmo tempo ou alguns aparelhos de eletrodomésticos, tendo assim 10 horas sem se preocupar com a energia, a depender do aparelho que é utilizado.
Para ‘Gilberto do Drone’ esse projeto de energia tem a vantagem que sempre vai estar gerando mais energia tanto de dia quanto a noite e que qualquer pessoa pode criar a sua própria energia sem muito custo.