Reportagem: Cássio Santana/ A Tarde. Foto: A Tarde
O governador Rui Costa (PT) anunciou três mudanças no secretariado do governo durante o programa Papo Correria desta terça-feira, 18. As mudanças ocorrem em um momento de rearranjo das forças políticas no estado para as eleições de 2022.
A alteração mais importante ocorre na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), com a nomeação do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), que estará à frente da pasta responsável pela articulação política do governo.
“Vai ingressar amanhã no governo [quarta-feira, 19] uma figura extraordinária, com uma capacidade política enorme, Luiz Caetano, que a partir de amanhã assume a Secretaria de Relações Institucionais. A partir de amanhã, portanto, Caetano passa a responder pela articulação política do governo”, disse Rui, que prepara o terreno para a candidatura do senador Jaques Wagner (PT) .
O irmão do deputado federal Bacelar (Podemos), Maurício Bacelar, assume a Secretaria de Turismo (Setur). A permanência do então secretário da pasta, Fausto de Abreu Franco (PL), tornou-se insustentável desde que o PL aderiu, nas eleições municipais de 2020, ao arco de partidos que apoiaram o então candidato Bruno Reis (DEM) à prefeitura da capital baiana.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) passará a ser comandada por João Carlos Oliveira (PSB), que até então estava na Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A saída do agora ex-secretário Lucas Costas (PDT) da liderança da pasta tem a ver com o apoio do PDT ao grupo político do presidente do DEM e provável candidato ao governo do estado em 2022, ACM Neto.