
Reportagem: Brenda Lua Ferreira e Cássio Moreira | A Tarde
O teto da igreja da Ordem 1ª de São Francisco de Assis, localizada no Pelourinho, em Salvador, desabou na tarde desta quarta-feira, 5. De acordo com as primeiras informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, uma mulher morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas. As vítimas foram socorridas por uma guarnição do 12º BBM/Salvar e os militares seguem realizando varredura, à procura de outras.
Ainda conforme o CBM, três viaturas da corporação atuaram na ocorrência, além disso, o local está isolado e a Polícia Militar também acompanhou. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado.
O prefeito da capital baiana, Bruno Reis, assim que tomou conhecimento sobre o acidente, declarou apoio da pasta ao monumento. “Não é patrimônio público, mas a Prefeitura dará todo o suporte e todo o apoio, espero que não tenha tido nenhuma gravidade do ponto de vista que tenha atingido alguém, mas essa tem sido a lógica sempre que há qualquer tipo de desmoronamento na nossa cidade”.
Segundo o gestor, a prefeitura também dá suporte com a equipe da Defesa Civil.
Relato de testemunhas
Ironildes Brito, moradora de Salvador, estava no Pelourinho e passou na frente da igreja logo após o desabamento.
“Realmente eu cheguei um pouco depois do episódio e fiquei assim consternada e lamentando muito, porque o conhecimento que eu tive aqui foi de que foram seis vítimas, uma fatal. Então, para mim, enquanto solteropolitana e residente em Salvador, foi uma notícia muito triste ao tempo que eu sei valorizar muito bem cada patrimônio desse que nós temos aqui. Infelizmente, a informação é muito triste e vamos rezar e torcer para os que conseguiram estar vivos”.
Veja vídeo: