De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardíacas são responsáveis ​​por mais de 30% das mortes em todo o mundo

Reportagem: Erika Ibañez García — São Paulo | O Globo

Geralmente você vai ao médico quando sente dores em alguma parte do corpo, pois esses tipos de manifestações são sinais de que algo não está bem. Porém, o coração é um órgão que não se manifesta dessa forma e, por isso, costuma ser um dos que menos atenção recebe.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardíacas são responsáveis ​​por mais de 30% das mortes em todo o mundo. Isso significa que é importante que os hábitos diários sejam positivos para o coração.

A maioria dos fatores de risco para esses tipos de condições vem de dietas ricas em gorduras saturadas e colesterol descontrolado . Por isso é recomendável incluir bebidas que limpem as artérias.

As principais causas de morte por doenças cardiovasculares costumam estar relacionadas a níveis elevados de colesterol, hipertensão, diabetes, tabagismo e até falta de atividade física. Existem três bebidas que podem contribuir positivamente para reduzir o risco de sofrer destas condições.

Suco de romã
A romã é uma fruta que possui alto teor de antioxidantes como polifenóis, taninos, flavonóides e antocianinas. Esses compostos podem neutralizar os danos causados ​​pelos radicais livres nas placas que obstruem as artérias.

Além disso, pode ajudar a controlar a pressão arterial, o que é positivo na prevenção de ataques cardíacos e derrames. Também pode ajudar a reduzir a inflamação dos vasos condutores, permitindo um melhor fluxo de nutrientes para o coração.

Chá verde
Esta infusão tem a capacidade de reduzir significativamente os níveis de colesterol ruim no corpo, uma das principais causas das placas que aderem às artérias e causam doenças.

Suco de beterraba
Esta bebida é rica em nitratos naturais, que são convertidos em óxido nítrico, que tem a capacidade de relaxar e dilatar os vasos sanguíneos para controlar a pressão.

Além disso, pode ajudar a regular o açúcar no sangue, contribuindo assim para a prevenção do diabetes. Além disso, melhora o fluxo sanguíneo , o que significa que o coração não precisa trabalhar tanto.