O projeto apoiado pela Jacobina Mineração envolveu 28 escolas jacobinenses

Idealizado pelo escritor, produtor cultural Maicom Douglas e patrocinado pela Jacobina Mineração e pelo Instituto Pan American Silver de Desenvolvimento Socioambiental, o Projeto Escritores da Esperança, realizou um concurso literário envolvendo mais de 28 escolas de Jacobina–BA e resultou no lançamento de um livro com textos de mais de 60 estudantes jacobinenses. O projeto, que é gratuito, foi iniciado pelo escritor em 2019 e já está na sua quarta edição, e a cada ano inclui novos alunos e instituições de ensino. Desde a sua primeira edição, cerca de 700 estudantes produziram textos, e 225 foram selecionados e publicados em livros.

Em 2024, crianças e jovens tiveram a imaginação e criatividade aguçadas com uma proposta que valoriza o ato de leitura e da escrita e reforça a importância da literatura no desenvolvimento do senso crítico e formação do ser humano. O projeto vai além de incentivar a educação e dá voz às crianças e adolescentes que muitas vezes não conseguem se expressar, e através da produção literária podem manifestar seus sentimentos e contar suas histórias.

O evento de lançamento aconteceu no auditório do Comuja, em Jacobina, e contou com a presença de alunos, representantes escolares e familiares, cada participante recebeu um exemplar do livro, que teve na capa, uma homenagem à escritora jacobinense Minita Montenegro, reforçando o compromisso no desenvolvimento da educação e cultura do município inspirando grandes talentos a manterem suas expressões criativas.

“Nós apoiamos projetos como esse porque acreditamos no poder transformador da leitura. Iniciativas como essa promovem o acesso aos livros, mas também abrem portas para o conhecimento, a criatividade e o desenvolvimento dos nossos jovens. É gratificante saber que estamos construindo um futuro com mais oportunidades e cidadania”, explica Antônio Marcos Oliveira, Gerente Geral da Jacobina Mineração.