Oficinas do “Profissionais do Amanhã” contaram com a participação de 55 jovens; Projeto tem apoio da Jacobina Mineração
Enfrentar o medo, a insegurança, a vergonha e o nervosismo. Esses foram os principais desafios dos cinquenta e cinco participantes do projeto ‘Profissionais do Amanhã’, que realizaram a apresentação final na última quarta-feira (18). O evento aconteceu no Colégio Gilberto Dias de Miranda. Jovens que estão em busca do primeiro emprego participaram de uma capacitação especial, que contou com o apoio da Jacobina Mineração Pan American Silver.
Foram desenvolvidas atividades relacionadas a autoexpressão, trabalho coletivo, proatividade e sensibilidade. As ações aconteceram em duas escolas de Jacobina: no Colégio Municipal Luís Alberto Dourado de Carvalho e no Colégio Gilberto Dias de Miranda.
“Foi um momento incrível e único. A equipe foi super carinhosa, explicaram como seria o projeto e sempre tiveram muita calma com todos. Os professores foram ótimos”, afirmou a jovem Nathalia Oliveira, uma das alunas que participaram do projeto.
“Não poderíamos estar mais felizes e satisfeitos com os resultados alcançados por esse projeto e pelo seu impacto na vida dos jovens que participaram. Sem dúvida alguma, muitos deles poderão dar os próximos passos profissionais com muito mais segurança e confiança. A Jacobina Mineração está muito orgulhosa pelos incríveis profissionais que participaram do Projeto Profissionais do Amanhã em Jacobina”, comentou Antonio Marcos Mendonça, Gerente Geral da Jacobina Mineração Pan American Silver.
A apresentação final foi fruto das oficinas gratuitas de artes cênicas para alunos que estão prestes a entrar no mercado de trabalho. Os jovens aprenderam técnicas artísticas e pedagógicas, a fim de auxiliar na busca do primeiro emprego, bem como ensinar a lidar com as diversas situações dessa etapa.
“Este projeto é incrível. Tem um impacto grandioso na vida dos alunos. Quando chegamos para iniciar as turmas, muitos alunos imaginam ser um projeto de aulas de teatro e inclusive alguns alunos já chegam todos travados, não querendo participar, porém, o projeto é uma simbiose entre o mercado de trabalho e as artes cênicas”, explicou Iberê Pereira, coordenador das oficinas.
“Nosso foco maior é auxiliar os jovens a entrarem no mercado de trabalho, dando dicas de como devem se portar em uma entrevista de emprego. Volto com a sensação do dever cumprido e com a certeza que o nosso trabalho aqui na Bahia foi bem desenvolvido. Um lugar que me acolheu com muito carinho e que para sempre lembrarei com esse mesmo carinho que fui acolhido”, completou o coordenador.
Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o “Profissionais do Amanhã” tem a produção da Sancell Produções, apoio da Komedi Projetos e Webka, com patrocínio da Jacobina Mineração e Instituto Pan American de Desenvolvimento Socioambiental e é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.