
Entre as iniciativas, destaque para o reuso da água e investimento contínuo na preservação de 18 nascentes
A Jacobina Mineração Pan American Silver destaca-se na gestão sustentável da água, implementando iniciativas e tecnologia avançada para preservar os recursos hídricos. Nesse sentido, a empresa reutiliza mais 95% da água consumida em sua operação, demonstrando alta eficiência no uso da água. Para 2025, a JMC tem a meta de reduzir em 5% a captação atual de água nova da Barragem do Cuia e, até 2030, destinar essa água apenas ao consumo humano, suprindo a demanda industrial com água reutilizada.
Em 2024, a JMC reutilizou mais de 4,6 bilhões de litros de água. Esses esforços visam reduzir ainda mais o consumo de água nova, estabelecendo um marco importante na indústria da mineração.
Além do reuso de água, a JMC investe continuamente na preservação de 18 nascentes que estão dentro da propriedade da empresa, garantindo que nenhuma atividade ou intervenção humana ocorra nesses locais. Para tanto, equipes fazem o monitoramento hídrico em 150 pontos. Os monitoramentos são realizados tanto interna quanto externamente, com os dados externos sendo coletados e analisados por um laboratório credenciado, em conformidade com os limites legais estipulados na legislação vigente.
A Jacobina Mineração também desempenha um papel ativo na conservação das bacias hidrográficas. Como integrante do Comitê de Bacia Hidrográfica do Itapicuru (CBHI), a empresa contribui diretamente para a gestão sustentável da água na região. Desde 2022, a JMC financia o Programa Águas da Serra, em parceria com a Univasf, que já mapeou e caracterizou mais de 80 nascentes nas serras de Jacobina.
Estrutura avançada para tratamento e monitoramento
A Jacobina Mineração Pan American Silver possui uma estrutura avançada para o tratamento e monitoramento da água em suas operações. A ETA Central é responsável pelo tratamento da água da Barragem do Cuia, destinada ao consumo humano e processos industriais. Já a ETAC Complexo Norte trata o efluente retirado das minas, utilizando tecnologia moderna de osmose reversa, implantada em 2024, para reintegrá-la ao processo industrial. A ETE Complexo Ambiental cuida do tratamento do esgoto sanitário da empresa. Para garantir o controle preciso do consumo de água, mais de 50 medidores de vazão automatizados são utilizados em todas as áreas operacionais.
“A Pan American Silver segue investindo em soluções inovadoras para reduzir o impacto ambiental e otimizar o uso dos recursos hídricos. Com metas claras, tecnologia de ponta e um olhar atento à preservação ambiental, a empresa reafirma seu compromisso com uma mineração cada vez mais sustentável e responsável”, declara o Country Manager da Pan American Silver Brasil, Edvaldo Amaral.
Sobre a Jacobina Mineração
A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia. Atualmente faz parte do grupo Pan American Silver e opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.