Cerca de 1.100 estudantes, com idade entre 11 e 14 anos, dos colégios municipais Núbia Maria Mangabeira Guerra, em Jacobina, e Elvira Pires, no distrito de Paraíso, concluíram em dezembro o ciclo 2024 do Projeto Eco Teens. A iniciativa, que nesta edição teve como tema “Queimadas”, consistiu em uma série de atividades ao longo do ano escolar voltadas à educação ambiental, e culminou com a produção de um informativo de autoria dos próprios estudantes.
Criado em 2022, o Eco Teens é uma realização da Jacobina Mineração Pan American Silver, em parceria com a Secretaria de Educação do município de Jacobina e o Ministério Público da Bahia.
O principal objetivo do projeto é promover a conscientização ambiental entre as futuras gerações, por meio da educação e sensibilização dos jovens estudantes, inserindo práticas sustentáveis e conhecimentos sobre o meio ambiente no cotidiano escolar. É através de ações como essa que a Jacobina Mineração ressalta o compromisso da empresa com o papel de agente promotor do desenvolvimento sustentável.
Ações educativas
Entre as atividades desenvolvidas ao longo de 2024 pelo projeto, destaque para a palestra de educação ambiental ministrada pelo Corpo de Bombeiros nos dois colégios, durante a Semana do Meio Ambiente da JMC, no início de junho. Na ocasião, os estudantes aprenderam sobre prevenção contra incêndios, especialmente os florestais. Foram dadas orientações sobre como identificar sinais de risco e como proceder em situações de emergência.
Os participantes também puderam conhecer o caminhão de combate a incêndio, vivenciando uma experiência prática e educativa. A ação reforçou a importância de medidas preventivas, da preservação ambiental e do papel ativo de todos na segurança das comunidades.
O Eco Teens também contemplou a distribuição de kits com cadernos e viseiras para os alunos das duas escolas, no início de agosto. Durante a entrega, houve um bate-papo interativo com os estudantes. No encontro, a equipe da Jacobina Mineração ressaltou a relevância do projeto para incentivar práticas sustentáveis, estimular o engajamento dos jovens na preservação ambiental e reforçar o compromisso coletivo com a construção de um futuro mais verde e sustentável.
Em outubro, foi a vez da JMC receber em seu complexo ambiental os estudantes das duas escolas para uma palestra de educação ambiental, com a participação da Brigada de Emergência. Durante a ação, intitulada Portas Abertas, foram apresentados os procedimentos de combate a incêndios florestais, além dos equipamentos e veículos de combate utilizados pela brigada. A atividade teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da prevenção de incêndios e das práticas de preservação ambiental.
Difusão do conhecimento
O Eco Teens teve encerramento com a produção do “Jornalzinho”, um informativo ambiental de autoria dos próprios estudantes que participaram do projeto. O periódico foi distribuído dentro das escolas, alcançando também as famílias dos estudantes. A publicação busca estimular a leitura frequente sobre temas ambientais, em uma linguagem acessível à faixa etária dos estudantes, fortalecendo seu papel como agentes de defesa do meio ambiente e ampliando a conscientização nas comunidades escolares.
A Jacobina Mineração acredita que, por meio da difusão do conhecimento adquirido ao longo do Projeto Eco Teens, esses estudantes serão importantes multiplicadores das boas práticas ambientais, trazendo mais engajamento para as questões relativas ao tema da sustentabilidade.