Empresa teve quatro representantes em fóruns e painéis e um estande interativo.
A Jacobina Mineração, empresa do Grupo Pan American Silver, foi uma das empresas destaque durante o 5° Seminário de Mineração da Bahia (SEMBA), um dos mais importantes eventos do segmento do estado, que ocorreu na última semana (de 25 a 27), em Juazeiro. O objetivo do evento é criar um fórum para exposição e discussão sobre a mineração no Estado da Bahia, com foco em grandes projetos e empreendimentos, através da exposição de estudos e experiências adquiridas na implantação e gestão de empreendimentos e, assim, contribuir para aprimorar a visão da sociedade sobre a atividade de mineração.
“Este é um momento muito rico de troca de experiências e busca conjunta de alternativas cada vez mais sustentáveis para a mineração. Aqui podemos mostrar nossas iniciativas e conhecer outros projetos em relação à produção, segurança e ESG, num ambiente de aprendizagem mútua”, avalia o Sandro Magalhães, Country Manager, Pan American Silver no Brasil e Argentina, que ministrou palestra com o tema ESG – Who Cares Wins (Ganha quem se importa) e também a fez uma apresentação institucional sobre objetivos e realizações do SINDIMIBA, entidade da qual é presidente. “Estamos empenhados em estabelecer estratégias e buscar articulações institucionais para reforçar o estado da Bahia como atrativo de investimento na mineração, sendo parte significante no desenvolvimento socioeconômico, com respeito ao meio ambiente através das melhores práticas da indústria”, afirma Sandro Magalhães.
Já no primeiro dia do evento, Carlos Silva, Coordenador de Barragens da Pan American apresentou ao público o inovador Centro de Monitoramento Geotécnico de Barragem, desenvolvido pela empresa. O Centro é um ambiente físico projetado, estruturado e dedicado exclusivamente ao monitoramento de barragens e acionamento dos dispositivos de alerta e alarme, quando necessário, com equipe especializada dedicada, tratando e analisando os dados advindos da instrumentação, câmeras e demais dispositivos inerentes à segurança das barragens, objetivando intervenção célere e imediata quando necessário, com operação ininterrupta 24 (vinte e quatro) horas por dia.
O Fórum de Líderes, cujo tema central foi Mineração responsável com as referências do mercado, teve a participação de Edvaldo Amaral, Gerente Geral da Jacobina Mineração, que abordou temáticas como ESG, diversidade e inclusão, aspectos gerais do CFEM, a importância da atuação da mineração no nosso cotidiano. Outra participação importante no evento foi de Carolina Batista, Diretora Jurídica da Pan American Silver, que integrou o painel Mulheres na Operação x Lei (O que é preciso para termos uma mineração cada vez mais inclusiva e justa com as mulheres). A JMC possui uma série de iniciativas importantes e pioneiras na inclusão das mulheres na mineração, uma pauta que está sempre presente no dia a dia da empresa.
Estande
Dois projetos da Jacobina Mineração chamaram a atenção no caprichado estande montado pela empresa. Um deles foi o Recicla Jacobina, uma Cooperativa de Reciclagem de Jacobina que possui um projeto de usina de compostagem de resíduos orgânicos com o apoio da Jacobina Mineração e do Instituto de Desenvolvimento Socioambiental da Pan American Silver, que é um exemplo para a Bahia e para a cidade de Jacobina. A usina demandou investimentos de pouco mais de R$379 mil e já produz resultados excelentes. Com uma produção média de composto em torno de 5 mil kg/ mês, a cooperativa usa 35 toneladas de resíduos orgânicos em média por mês, gerando emprego e renda para mais de 50 cooperados. Além de conhecerem o projeto, os participantes ainda receberam como brinde amostras do composto natural produzido em Jacobina.
Outra atração no estande foi o “Trilha do Ouro”, um jogo interativo para desenvolver a aprendizagem e sensibilizar sobre os protocolos de Riscos Críticos. Desenvolvido pelo departamento de SSMA, do regional e da informática, após um ano de esforço coletivo, esse é o primeiro jogo com foco na mineração e voltado à segurança do trabalho do Brasil. Além do formato físico, em tabuleiro, o “Trilha do Ouro” possui uma versão digital, permitindo que pessoas de diferentes unidades possam jogar juntas, mesmo à distância. Além de todas as participações, a JMC foi patrocinadora Diamante do SEMBA.