“Era Uma Vez… Brasil” promoveu oficinas e vivências durante acampamento imersivo]

Ao longo de sete dias, cem alunos da rede municipal de ensino de Jacobina participaram de um acampamento educativo no Colégio Municipal Doutor Marcos Jacobina, no distrito de Caatinga do Moura. A atividade foi mais uma etapa do “Era Uma Vez… Brasil”, projeto de arte-educação que conta com patrocínio da Jacobina Mineração. A iniciativa é realizada pela Origem Produções, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e parceria da Secretaria Municipal de Educação.

Durante a imersão, encerrada no último domingo, a turma participou de oficinas de audiovisual, nas áreas de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências afro-brasileiras no Quilombo Barra Dois, em Morro do Chapéu, e vivências indígenas com representantes da etnia Kiriri. Chamada de etapa ‘Campus’, essa foi a segunda fase deste ano do projeto, que levará, em novembro, 120 estudantes e professores brasileiros para um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal.

Criada há sete anos, a iniciativa voltada para estudantes e professores do oitavo ano, se propõe a recontar a História do Brasil para além do que está nos livros didáticos tradicionais. Nesta edição, o projeto mobiliza, simultaneamente, as redes de ensino de quatro estados e 11 cidades, com o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros ‘Brasis’”.