Nesta quinta-feira, 05, estarão abertas as inscrições para o registro das chapas interessadas em concorrer a eleição da União dos Guardas Municipais de Jacobina. As inscrições vão até o dia 09 de janeiro de 2017.

A eleição ocorrerá no dia 05 de fevereiro de 2017 na sede e nas localidades do interior: Junco, Novo Paraíso e Lages do Batata. A proclamação da chapa eleita se dará no mesmo dia, e a posse no dia 23 de fevereiro de 2017. O mandato tem duração de 02 anos.

A direção é constituída pelo presidente, tesoureiro, diretor de patrimônio, 1º secretário e 2º secretário.

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Cartão de Ponto, Correio da Bahia 

Para quem começou o ano em busca de boas oportunidades, o Sebrae e o CNPq estão selecionando bolsistas do Programa ALI - Agentes Locais de Inovação até o dia 13. Os selecionados vão atuar como orientadores e agentes do programa na Bahia, com objetivo de atender micro e pequenas empresas em inovação e tecnologia. Para participar da seleção é necessário ter formação superior em qualquer área. A bolsa é de R$ 4 mil, com 20 horas semanais. Além de Salvador, há vagas para Camaçari, Lauro de Freitas, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Irecê, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis, Vitória da Conquista, Jequié e Guanambi. O Programa ALI disponibiliza acompanhamento para que pequenas empresas do estado desenvolvam ações de inovação em produtos, processos, marketing e gestão organizacional. Os interessados podem se inscrever pelo site: www.fundacaocefetbahia.org.br/sebrae/2016/ali/selecao.asp.

Concursos têm 184 vagas na Bahia
Outra boa oportunidade são os concursos públicos com inscrições abertas para vagas na Bahia. São mais de 184 vagas só aqui no estado. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) que encerraria hoje as inscrições, prorrogou o prazo até o dia 10. São 60 vagas de nível médio e superior com salários de até R$ 6 mil. Já a Universidade Federal da Bahia (Ufba) começou ontem o processo de inscrições para 124 vagas de níveis fundamental, médio/técnico e superior. O prazo para se inscrever pelo site www.concursos.ufba.br termina no dia 6 de fevereiro. Os salários vão de R$ 1.834 a R$ 7.736.

João Dantas de Carvalho, empresário, 71 anos, vai governar o município de Ourolândia pela 1ª vez 

Após a eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ourolândia que elegeu o vereador Neto de Lidinho (PSD) como presidente, foi a vez de dar posse ao prefeito eleito de Ourolândia, João Dantas (PMDB) e o seu vice, Zé Raimundo (PMDB), no final da tarde de domingo, 01.

João Dantas integrou a Coligação 'A Força da União' numa composição entre PMDB, PRB, PP, PTB, PSC, PR, PPS, DEM, PSD, SD, PTC e PROS, que venceu a candidata Jeanes (PHS) por uma diferença de 1.001 votos. João obteve 5.495 votos, contra 4.494 de Jeanes, e 206 votos de Jânio do Sindicato (PCdoB).

 

 

reportagem e foto Elton Abreu, Portal de Serrolândia

Com apresentação de chapa única, e votação unânime, Wilson de Jacó é o novo Presidente da Câmara de Vereadores de Serrolândia.

Os vereadores eleitos conduziram o processo da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017/2018, onde foi registrada apenas uma chapa, a qual foi aprovada por unanimidade, sendo assim constituída:

PRESIDENTE – JOÃO WILSON SANTOS NOVAIS
VICE-PRESIDENTE – GIDEVALDO SANTOS LIMA
1ª SECRETÁRIA – MARIA DAS GRAÇAS SOUSA OLIVEIRA
2º SECRETÁRIO – CLEBSON LIMA DE MOURA

reportagem e foto Notícia Livre

Por seis votos a três, o edil Arlivan Nunes Pimentel (PR) foi reconduzido à presidência da Câmara de Vereadores de Várzea Nova. Ele assumirá o terceiro mandato consecutivo como presidente do Legislativo Municipal.

Na tarde deste domingo (1), encabeçando a Chapa 01, Arlivan Pimentel venceu a disputa contra a Chapa 02, liderada pelo vereador Nilton Moreira (PSDB), que representava o grupo da oposição.
A vitória da Arlivan Pimentel também representa uma vitória do prefeito Joãozinho que, ao contrário da gestão anterior, conseguiu emplacar o comando do Poder Legislativo, considerado fundamental para a normalidade da gestão que começa a partir desta segunda-feira (2).

O resultado da disputa também mostrou fragilidade na base de oposição, com a dissidência de um dos pares, que traiu os colegas, e acabou votando no grupo de Joãozinho.

reportagem e foto Arnaldo Silva, Repórter Bahia 

Bruno Vitor da Silva, Bruno da Dengue, mas para seus eleitores Brunão, foi eleito na manhã deste domingo, 01 de Janeiro de 2017, o novo presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Capim Grosso. A eleição foi realizada após o momento solene que marcou os pronunciamentos do ex-prefeito Sivaldo Rios, PSDB, e de Dra. Lydia Pinheiro, a nova prefeita de Capim Grosso, PSD.

A escolha da nova mesa diretora do poder legislativo de Capim Grosso foi composta por chapa única, a candidatura de Jerferon da Embasa, como havia sido anunciada pelo Jornal Transamérica 2ª edição foi descartada, ficando assim a composição da chapa: Bruno Vitor da Silva, presidente; Arivelton Mota Santos, Vice-presidente, Jamber Lívio dos Santos, 1º Secretário e Jailson Matos de Souza, o popular Nem da Pastoral como 2º Secretário.

Bruno Vitor da Silva, PSB, 40 anos, natural de Capim Grosso, Bahia, ensino médio completo, ocupação servidor público municipal com lotação no setor de combate a dengue, o novo presidente da Egrégia casa de leis de Capim Grosso, está no seu segundo mandato e foi reconduzido em 02 de Outubro, com 763 votos, ou seja, 4.43% dos votos válidos, ficando na 4ª colocação.

Vereadores Pablo do Posto, Diógenes, Adailton Gama, Jonilton Jatobá, Gamu Félix e Neto de Lidinho

Neste domingo, 01, a Câmara de Vereadores de Ourolândia elegeu o seu novo presidente para o biênio 2017/2018. Contando com 09 votos favoráveis e duas abstenções, Neto de Lidinho (PSD) foi eleito presidente da Câmara.

Votaram a favor da chapa encabeçada por Neto de Lidinho os vereadores, Romero de Filomeno (PSDB), Diógenes (PRB), Pablo do Posto (PMDB), Lando de Casa Nova (PMDB), Lilian Enfermeira (PMDB), Gamu Félix (PROS), Adailton Gama (SD), Jonilton Jatobá (PTC), e Neto de Lidinho (PSD). Abstiveram-se de votar os vereadores Moisés de Adailton (PHS), e Auricélia (PRP).

A mesa diretora é composta, além de Neto de Lidinho como presidente, os vereadores Diógenes, vice presidente, Pablo do Posto, 1º secretário, e Adailton Gama, 2º secretário.

O vereador Jonilton Jatobá será o líder da situação na Câmara.

Vice prefeito Clériston Moreira, Deputado Federal Elmar Nascimento, presidente da Câmara Noelson Oliveira, e prefeito Luciano Pinheiro/ foto Mário Luna 

Na manhã deste domingo (01) tomaram posse os 17 vereadores que comporão a Câmara de Vereadores de Jacobina e também o prefeito Luciano Pinheiro (DEM) e o vice Clériston Moreira (PPS).

Foi realizada a eleição para a Mesa Diretora para o biênio 2017/2018 sendo eleito presidente o vereador Noelson Oliveira (DEM), primeiro vice presidente, Rone do Junco (PT), segundo vice presidente, Dibas Jatobá, primeiro secretário, Batista do Junco, segundo secretário, Cecílio Júnior, e tesoureiro Júnior de Todos. A chapa venceu por 10 votos contra 07, da chapa opositora encabeçada pelo vereador Dr. Aloísio (PDT).

Votaram na chapa vitoriosa os edis, Batista do Junco (PPS), Zé do Povo (PHS), Cecílio Júnior (PMDB), Dibas Jatobá (PV), Jane Márcia (DEM), Eduardo Ribeiro (DEM), Noelson da Caatinga (DEM), Roni de Itaitu (PSD), Júnior de Todos (PCdoB) e Rone do Junco (PT).

Votaram contrários, Dr. Aloísio (PDT), Dr. Pedro Mário (PMDB), Clodoaldo de Itaitu (PTC), Irmã Luzinete (PSC), Juliano Cruz (PSDB), Tiago Dias (PROS) e Martins (PT).

Na sequência da solenidade o prefeito eleito, vice, secretários, e o povo em geral se dirigiram a Prefeitura de Jacobina onde o prefeito Luciano Pinheiro recebeu as chaves da prefeitura das mãos do Comandante da Guarda Municipal, Dias.

Em seguida em um ato simbólico o prefeito Luciano Pinheiro e comitiva foram ao Hospital Regional Vicentina Goulart para realizar a reabertura oficial do nosocômio.

Foto Nonato Santos, Jacobina FM

 

Com a publicação da Medida Provisória (MP) 753/2016, no dia 19 de dezembro, foi assegurado o repasse dos valores da multa da repatriação. A normativa do governo estabelecia o compartilhamento, e uma alteração no texto dispôs a transferência dos valores aos cofres municipais ainda esse ano.

Por meio do trabalho da Confederação, as Prefeituras terão o direito de receber a cota-parte da multa na próxima sexta-feira, 30 de dezembro, cerca de R$ 5,561 bilhões. Assim, o valor arrecadado este ano ficará dentro deste exercício financeiro, para ser mais um auxílio aos atuais gestores que estão no processo de fechamento de suas contas. 

O município de Jacobina fará jus a um valor de R$ 2.216.340,17. Veja outros valores dos municípios da região:

Caém - R$ 474.930,03

Capim Grosso - R$ 1.108.170,09

Miguel Calmon - R$ 1.108.170,09

Mirangaba - R$ 949.860,07

Morro do Chapéu - R$ 1.266.480,10

Ourolândia - R$ 949.860,07

Piritiba - R$ 1.108.170,09

Quixabeira - R$ 474.930,03

São José do Jacuípe - R$ 633.240,05

Saúde - R$ 633.240,05

Serrolândia - R$ 633.240,05

Umburanas - R$ 949.860,07

Várzea do Poço - R$ 474.930,03

Várzea Nova - R$ 633.240,05

Ocorreu na manhã desta terça-feira, 27, em Jacobina, encontro com os prefeitos eleitos e futuros secretários de saúde promovido pelo Núcleo Regional de Saúde que engloba 19 municípios de toda a região.

Em pauta a implantação do Consórcio Regional de Saúde, a Assistência Farmacêutica, Vigilância Epidemiológica, além de outros assuntos relacionados à saúde, importantes para a tomada de conhecimento das próximas gestões.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Jacobina, Mirangaba, Serrolândia, Morro do Chapéu, Capim Grosso, Ourolândia, Quixabeira, dentre outros.

Mais segurança para trafegar, menos tempo para chegar ao destino, economia na manutenção de veículos e valorização dos imóveis. Estes são alguns dos benefícios proporcionados pela pavimentação dos 17 quilômetros da BA S/C (Sem Código), no município de Pindobaçu, na região centro-norte baiana, ligando os distritos de Itapicuru, no entroncamento da BA 131, e Carnaíba. O vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão, acompanhado do secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, entregou a obra, na manhã desta terça-feira (27).

Além de facilitar o acesso de moradores que vivem nos povoados, a obra estimula a economia local, que possui forte vocação para a exploração de pedras preciosas como a esmeralda. "Tenho tido o prazer de acompanhar o governador Rui Costa em muitas inaugurações, mas esta aqui é diferente. Este povo vivia com um problema de estrada. Até [para chegar] à mina era uma dificuldade tremenda. A população sofria. Estes 17 quilômetros vão estimular o crescimento de Carnaíba".

Moradores das cidades de Caém e Saúde também foram beneficiados com o investimento. A obra contou com recursos da ordem de R$ 12,9 milhões e era a principal reivindicação do município. Estima-se que 41 mil pessoas sejam beneficiadas com a nova estrada, pela qual passam cerca de 540 veículos todos os dias. A pavimentação vai até bem perto do ponto onde funciona o garimpo de esmeraldas. No trecho tem ainda a Barragem de Pindobaçu, gerida pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb).

 

Nesta segunda-feira, 26, o Governador Rui Costa assinou a Titularização Fundiária Urbana da sede do município de Ourolândia e do Distrito de Lagoa do 33, um projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal, CDA e Governo do Estado, que permite o município conceder títulos aos proprietários de imóveis, fazendo com que a partir daí cada proprietário possa ter a sua escritura.

A Prefeita Yhonara Rocha (PT) agradece o apoio dos Deputados Nelson Pelegrino e Maria Del Carmem, a Dra. Renata Rossi, coordenadora do CDA, e o Governador Rui Costa, na implantação do Projeto CASA LEGAL, que a gestão priorizou, por entender que é importante para o município e o Distrito de Lagos do 33, pois com os Títulos, os ocupantes de áreas do município, poderão registrar os terrenos nos cartórios de imóveis, usufruindo plenamente dos direitos de posse.

Até o dia 30 estará ocorrendo o ato de entrega dos primeiros títulos e na mesma oportunidade estará fazendo um mutirão de inaugurações, entregando a população mais de 20 obras concluídas, entre escolas, quadras de esporte, UBS (Posto de Saúde), calçamento e dessalinizadores.

"Não realizamos tudo que Ourolândia precisava, mas fizemos o possível enfrentando todas as dificuldades e sempre superando os obstáculos com o objetivo de fazer o melhor por Ourolândia",  afirma a Prefeita Yhonara.

 

As contas da Prefeitura de Morro do Chapéu, exercício 2015 de responsabilidade do prefeito Cleová Oliveira Barreto (PSD) foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Confira parte do relatório do TCM, que justifica a rejeição das contas.

As irregularidades são as seguintes:

a) inobservância de preceitos das leis federais nºs 4.320/64 e 8.666/93, restando evidenciada a falta de zelo da administração pública municipal em relação a licitações realizadas;

b) ausência de remessa e/ou remessa incorreta, pelo Sistema Integrado de Gestão e Auditoria - SIGA, de dados e informações da gestão pública municipal, em contrariedade ao estabelecido no art. 2o , da Resolução TCM no 1.282/09;

c) atraso no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica;

d) atraso no pagamento da remuneração dos servidores públicos municipais;

e) saída de numerários da conta específica do FUNDEB sem os documentos de despesa correspondentes, pelo que se imputa ao gestor o ressarcimento à conta específica do FUNDEB, com seus recursos pessoais, da importância de R$20.721,85, a ser atualizada e acrescida de juros de mora de 1% ao mês a partir da saída dos numerários dos cofres públicos municipais;

f) saída de numerários da conta específica do FEP/Royalties sem os documentos de despesa correspondentes, pelo que se imputa ao gestor o ressarcimento à conta específica do FEP/Royalties, com seus recursos pessoais, da importância de R$21.350,00, a ser atualizada e acrescida de juros de mora de 1% ao mês a partir da saída dos numerários dos cofres públicos municipais;

g) ausência de licitação para a contratação, “em caráter emergencial”, de “SERVIÇOS DE LIMPEZA, CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DE RUAS, AVENIDAS, PRAÇAS, PARQUES E JARDINS, BEM COMO, PINTURA DE GUIAS DE FORMA CONTINUADA, COM FORNECIMENTO DE MÃO DE OBRA E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NECESSÁRIOS A EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DA ZONA URBANA E RURAL”, através da DISP164.01/2015, no valor de R$690.516,00, constando da Cientificação/Relatório Anual o registro de que o“serviço contratado não atende à fundamentação descrita no art. 24, IV, da Lei nº 8.666/93 para contratação direta por dispensa de licitação em caso de emergência ou de calamidade pública”, pelo que se determina ao gestor a imediata rescisão do contrato celebrado em contrariedade ao estabelecido no inciso XXI, do art. 37, da Constituição Federal, sob pena da lavratura de termo de ocorrência e da sua consequente incursão nas sanções legais previstas.

VOTO

Diante do exposto, com fundamento nas alíneas “a” e “b”, do inciso III, do art. 40, combinado com o “caput”, do art. 43, da Lei Complementar Estadual nº 06/91, é de se opinar pela rejeição, porque irregulares, das contas da Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu, correspondentes ao exercício financeiro de 2015, de responsabilidade do Sr. Cleová Oliveira Barreto, pelos motivos seguintes: - não aplicação do percentual mínimo em Educação; - não aplicação do percentual mínimo em Saúde.

O gestor ainda foi multado em R$ 15.000,00, o ressarcimento à conta específica do FUNDEB, com recursos pessoais, da importância de R$ 20.721,85, a ser atualizada e acrescida de juros moratórios de 1% ao mês a partir da saída dos numerários dos cofres públicos municipais. Além do ressarcimento de R$ 21.350,00 à conta específica do FEP/Royalties.

 

Em participação no Blitz Total 2ª Edição, pela Jacobina FM, na tarde desta terça-feira (27), o prefeito eleito de Jacobina, Luciano Pinheiro (DEM) reafirmou o compromisso de campanha para reabertura do Hospital Regional Vicentina Goulart a partir de 1º de janeiro de 2017. "Não será inicialmente um atendimento pleno, mas já estará atendendo a população. Inclusive alguns atendimentos que são realizados na Policlínica Carlito Daltro também serão feitos pelo Hospital Regional", confirmou o prefeito eleito.

Na oportunidade Luciano Pinheiro confirmou o nome da enfermeira Mariana Rocha Valois como a nova Secretária de Saúde de Jacobina que irá compor o 1º escalão do próximo governo. 

A posse do prefeito Luciano Pinheiro e do vice Clériston Moreira acontecerá dia 01 de janeiro iniciando-se com uma Alvorada Festiva, às 06h, e às 09h a solenidade de posse juntamente com os vereadores na Câmara Municipal. Em seguida haverá a transmissão de cargo na Prefeitura.

Enfermeira Mariana Rocha Valois foi confirmada na tarde de hoje pelo prefeito eleito Luciano Pinheiro como Secretária de Saúde da próxima gestão

por Luan Santos/ A Tarde/ foto Adilton Venegeroles, Agência A Tarde

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) denunciou nesta segunda-feira, 26, o prefeito de Jacobina, Rui Macedo (PMDB), por farra na aplicação de R$16,9 milhões de recursos oriundos de precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).

Segundo o TCM, estes recursos deveriam ser utilizados exclusivamente com educação, mas foram utilizados pelo gestor para pagamento de honorários advocatícios, recuperação asfáltica, limpeza urbana e com o Instituto de Previdência Municipal. A denúncia foi encaminhada à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público Federal (MPF), que devem investigar o caso.

A comunicação do TCM a estes órgãos foi feita em caráter de urgência “diante da gravidade dos fatos apurados e respectivos indícios de grave dano ao erário”, que recomendam “pronta cientificação para providências que julguem pertinentes”.

Procurado pelo A TARDE, o prefeito Rui Macedo disse que ainda não havia sido notificado da denúncia do tribunal. “Acho pouco provável (a denúncia). De qualquer forma, ainda não fui notificado”, disse Macedo, que não conseguiu a reeleição nas eleições de outubro, sendo derrotado por Luciano da Locar (DEM).

Apesar de ainda não ter sido notificado da denúncia, Macedo negou irregularidades e disse estar seguindo decisão do Tribunal Regional Federal (TRF). “A decisão minha é diferente, considera este recurso de verba indenizatória, para uso livre. Estou seguindo esta decisão do TRF”, afirmou.

Determinação

Por outro lado, o TCM fez outra determinação. Para prevenir e reprimir o uso indevido destes recursos em ações estranhas à educação – sobretudo em ano eleitoral –, o TCM expediu uma resolução no início de setembro para impedir que os prefeitos utilizassem os recursos de forma livre e desvinculada da educação.

O tribunal também exigiu que fosse aberta uma conta bancária específica para melhor controle dos recursos. Além disso, proibiu expressamente que os crédito de precatórios fossem usados para pagamento de honorários advocatícios. O MPF também exige que estes recursos oriundos do Fundef sejam aplicado exclusivamente em educação.

O prefeito de Jacobina, segundo apuração dos técnicos da 23ª Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM, recebeu de precatórios do Fundef um total de cerca de R$ 42 milhões em setembro passado. Ao final de outubro, Macedo já havia gasto 39,98%, deste valor total, ou seja, R$ 16,9 milhões.

Nenhum centavo deste valor, ainda segundo o TCM, foi aplicado em educação. Deste total, conforme o órgão, R$ 3,3 milhões foram utilizados pelo prefeito para pagamento de “honorários advocatícios” em favor do escritório Ibaneis Advocacia e Consultoria, de Brasília, que foi contratado em processo de inexigibilidade.

Outros R$ 1,4 milhão foram gastos pelo gestor em “recuperação asfáltica”; R$ 1,7 milhão em pagamento de dívida junto ao Instituto de Previdência Municipal; e outros R$ 300 mil em “serviços de limpeza”.

Outros casos

No último 22, a Justiça decretou o afastamento da prefeita de Ribeira do Amparo, Tetiane de Paula Fontes Britto (do PSD, conhecida como Teti Britto), do cargo. Além disso, decretou a indisponibilidade dos bens da prefeita até o limite de R$ 13,7 milhões, valor é referente à dilapidação de verbas públicas municipais oriundas de precatório do Fundef.

A gestora recebeu e gastou em apenas três dias, cerca de 40,71% de um total de R$ 36,4 milhões que recebeu a título de precatórios decorrentes de ação contra a União em razão de repasse a menor de verbas do Fundef. Segundo a Justiça, foram realizadas transferências para particulares, pessoas físicas e jurídicas.

Para o Ministério Público estadual, que fez a denúncia contra Tetiane, “nada justifica a intensa movimentação financeira e transferências excessivas de valores de contas públicas municipais para mais de cinquenta contas particulares de pessoas físicas (inclusive a da prefeita) e jurídicas em apenas três dias”.

Em todo o estado da Bahia, 46 municípios recorreram à justiça e ganharam ação contra a União com o objetivo de recuperar valores do Fundef repassados em montante inferior ao previsto em lei, entre os anos de 1998 e 2006. Estas ações envolveram recursos da ordem de R$ 702 milhões.

Somente o município de Casa Nova recebeu em precatórios nada menos que R$ 83,2 milhões.

 

Os estudantes do Curso Técnico em Alimentos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu ensinaram a fazer tomates secos, que podem incrementar deliciosas receitas para as festas de final de ano. A partir da técnica de desidratação de alimentos e defumados, os alunos estão produzindo compotas de tomate seco, em três sabores: apimentado, ao molho de ervas e azeitona e orégano. O produto deverá ser comercializado na região, brevemente, com o nome de Tomate Seco da Chapada, estimulando o empreendedorismo entre os futuros técnicos de nível médio.

Os estudantes experimentam os conteúdos que aprenderam nas aulas teóricas de três disciplinas – Tecnologia de produtos de origem agropecuária; Análise sensorial e Controle de qualidade –, sob a orientação da professora Rosiane Uchoa. “Estamos desenvolvendo uma linha de produção de tomates secos que será comercializada através da parceria de uma cooperativa local. A ideia é que os nossos alunos incorporem o senso do empreendedorismo, a partir de uma produção fácil e viável comercialmente, por meio da antiga técnica da defumação para a conservação do alimento”, explica a educadora.

A estudante Elizete Alves, 33, do Curso Técnico em Alimento, conta que a sua experiência no CEEP Jubilino Cunegundes lhe abriu “as portas do conhecimento”. “Voltar a estudar depois de 19 anos de ter concluído o segundo grau e retornar já em outra fase da vida, como mãe de família e trabalhando fora, foi uma vitória para mim. É uma conquista importante estar concluindo um curso que me despertou para a pesquisar, que nos fez descobrir possibilidades de empreendedorismo, como a do tomate seco”, relata.



São os próprios estudantes que revelam o modo de fazer o tomate seco, apenas com o auxílio de um micro-ondas e alguns ingredientes. “Sabe aquele tomate super maduro que está na geladeira, a ponto de ser descartado? Então, são os melhores para a receita”, ensina a estudante Elizete. Veja abaixo a receita. “Uma quantidade de 200 g de tomate seca poderá ser comercializada a R$ 3, sendo que nos mercados encontramos por um preço médio de R$ 11. “Além do barateamento, conseguimos um produto com alto controle de qualidade, que é a nossa maior preocupação, e de uso diversificado, como torradas, saladas, assados e pizzas”, destaca a professora Rosiane.

Visita técnica - A professora Rosiane Uchoa conta que, como parte do desenvolvimento do produto, os estudantes fizeram uma visita técnica à fábrica defumadora Sabor Latino, que está sendo construída em Morro do Chapéu. “A ida à empresa os deixou encantados não só com o empreendimento em si, mas também com a nova porta de estágio que se abrirá quando a empresa estiver em funcionamento”, afirma, ressaltando que o CEEP capta os pontos de estágios e direciona os estudantes. A educadora ressalta, ainda, que o campo profissional na área “é muito bom” e, a partir do estágio, que faz parte da grade curricular e pode ser feito a partir do segundo ano do curso, os estudantes têm a possibilidade de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. “É uma experiência imprescindível”, atesta Rosiane.

Como fazer tomate seco em conserva:

Ingredientes:

400 gramas de tomates bem maduros
1 colher (sopa) e ½ de açúcar
1 colher (sopa) de sal

Modo de Preparo
Lave e corte os tomates no comprimento, tire as sementes e deixe-os no escorredor de macarrão. Coloque-os nas assadeiras com a casca virada para a assadeira. Salpique sobre as metades o açúcar e o sal bem misturados. Deixar os tomates descansando por 30 minutos e, depois, levá-los ao forno micro-ondas em temperatura máxima por cinco minutos. Após esse tempo, retira-os para escorrer a água que ficou na vasilha e repete a operação por mais três vezes, totalizando 20 minutos (fracionados em cinco minutos por quatro vezes) no micro-onda. Após esse processo, colocar os tomates já quase desidratados novamente por mais 20 a 30 minutos ininterruptos no micro-ondas.

A segunda etapa da receita é temperar os tomates com azeite extra virgem, orégano, ervas finas, pimenta e sal a gosto, e colocá-los nas compotas. Conserva-se o produto na geladeira, com uma durabilidade de dez dias na geladeira e mais oito, após abrir o recipiente.

A Rede SAC aumenta sua capacidade de atendimento com a inauguração do Ponto Cidadão em Xique-Xique, a 583 km de Salvador, nesta quinta-feira (22). Agora, a Rede SAC alcança o número de 61 unidades em todo o Estado. O novo ponto vai oferecer uma variedade de serviços públicos, levando cidadania para os moradores do município e de cidades vizinhas, como Itaguaçu da Bahia, Gentio do Ouro, Morpará, Barra e Pilão Arcado.

Para atender à demanda dos mais de 48 mil cidadãos de Xique-Xique e dos mais de 125 mil das cidades vizinhas, o novo Ponto Cidadão terá capacidade de realizar cerca de 5.500 atendimentos por mês. A unidade poderá emitir mensalmente até 1.100 cédulas de identidades, 660 carteiras de trabalho e 660 CPFs. Também poderá expedir 660 certidões negativas de antecedentes criminais e prestar 660 atendimentos previdenciários mensalmente, além de 1.760 atendimentos para os serviços de Seguro Desemprego e Intermediação para o Trabalho.

O Ponto Cidadão de Xique-Xique está localizado à Rua Aurora, no Centro, e vai funcionar de 7h às 13h, de segunda à sexta-feira. A unidade conta com uma equipe mulltifuncional, composta por 12 funcionários, que vão prestar atendimento da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Previdência Estadual (Ceprev) e da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O Secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes, salientou o esforço da Saeb para aumentar a capilaridade da Rede SAC no Estado, principalmente com a instalação de novos Pontos Cidadão no interior. “O crescimento da Rede melhora a prestação de serviços aos baianos, evitando que moradores de municípios do interior se desloquem por grandes distâncias para conseguir obter um documento ou ter acesso a um serviço. Assim, o Governo leva cidadania, prestação de serviços públicos e melhoria da qualidade de vida à população” acrescentou o secretário.