Na tarde desta segunda-feira, 05, foi diplomado pelo Juiz Luiz Henrique de Almeida Araújo, presidente da 103ª Zona Eleitoral, José Ricardo Leal Requião, 'Caca' (PT) como prefeito do município de Miguel Calmon.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

A diplomação dos prefeitos eleitos dos municípios de Caém, Mirangaba, Ourolândia e Umburanas, que pertencem a 167ª Zona Eleitoral ocorre nesta terça-feira, 06.