O Comando da 24ª CIPM/Jacobina, divulga que os documentos perdidos na micareta 2017 de Jacobina que foram encontrados pela Polícia Militar serão entregues a partir desta terça-feira, 17, na sede da 24ªCIPM situada à Avenida Lomanto Júnior, s/n, bairro Estação, ao lado do Centro de Abastecimento.

Lista de pessoas que possuem documentos na 24ªCIPM

1. Deivid Benevides da Silva
2. Carlos Kleber da Silva Junior
3. Franklin Lopes Moura
4. Saulo Cunha Silva
5. Paulo Alves Nunes Junior
6. Luan Matheus Simas Maciel
7. Cleriston Lima Moura
8. Enoque Anjos dos Santos
9. Vinícius Batista Freire
10. Ualison Mendes Bezerra
11. Adriano Ferreira Novaes

Ocorrências registradas durante os festejos

CRIME

13/10

14/10

15/10

Furto

3

48

2

Roubo

1

1

0

Uso de Droga

1

0

0

Vias de fato

1

1

1

Ameaça

1

0

2

Prisão em Flagrante (furto)

1

1

 

 

por Francis Juliano/ Bahia Notícias

Pelo menos 13 pacientes, a maioria crianças, permanecem internados nesta terça-feira (17) devido ao acidente com um ônibus entre Mundo Novo e Piritiba, na região do Piemonte do Paraguaçu, na última quinta-feira (12). Dois dos feridos estão em unidades de terapia intensiva [UTI]. O acidente ocorreu no feriado, durante um passeio com destino a Jacobina, no Piemonte da Diamantina. Segundo apuração do BN, cinco meninas continuam internadas no Hospital da Criança em Feira de Santana e outras cinco pessoas [uma na UTI] estão no Hospital Geral Clériston Andrade, também em Feira. Os internados no Clériston Andrade tem quadro de saúde estável. Em Salvador, duas crianças são atendidas no Hospital do Subúrbio, sendo que uma está na UTI, e um homem segue internado no Hospital da Bahia. Não há detalhes do estado de saúde deles. O acidente ocorreu na BA-451 e deixou cinco mortos.

 

ASCOM/ SESAB

Fechado desde janeiro de 2013, o Hospital Regional de Jacobina está deixando de prestar serviços para a população do município. Para reverter esta situação, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), constituirá um grupo de trabalho para viabilizar a reabertura da unidade, que é privada, e oferecia atendimento através do Sistema Único de Saúde. A informação foi dada pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que visitou as instalações da unidade nesta segunda-feira (16).

De acordo com Fábio Vilas-Boas, a determinação do governador Rui Costa foi avaliar a situação do Hospital Regional para ser traçado um plano para reabertura da unidade. "É uma pena que o hospital está fechado. É um equipamento de excelente qualidade. Vamos trabalhar para que o sonho da reabertura do Hospital Regional seja concretizado", afirmou o Secretário, que destacou ainda o objetivo de construir uma rede sólida na região de Jacobina, para que as pessoas não precisem se deslocar para terem atendimento.

O chefe de gabinete da governadoria, Cícero Monteiro, que também esteve na visita, pontuou a parceria com a comunidade e a prefeitura. "Tivemos a oportunidade de conhecer a rede de saúde do município e junto com a prefeitura e com a comunidade, o governo verá qual a melhor solução para o Hospital Regional", disse Cícero.

Ainda em Jacobina, o Secretário verificou alguns terrenos onde a policlínica do consórcio de saúde da região poderá ser construída. Na unidade, que será construída, serão realizados consultas, exames e procedimentos em até diversas especialidades médicas, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, mastologia e neurologia. Além disso, exames e serviços como ecocardiograma, eletrocardiograma também estarão disponíveis na policlínica.

 

A pouco mais de três meses para o término da revisão biométrica obrigatória o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia informou os números absolutos de eleitores biometrizados e o percentual.

Ao todo na Bahia são 51 municípios onde o eleitorado é obrigado a passar pela revisão biométrica com vistas a estarem aptos a votar em 2018 e não ter o seu título de eleitor cancelado.

Dentre os municípios estão aqueles localizados nas Zonas 46 e 167 com sede em Jacobina. Na 46ª Zona estão Jacobina e Serrolândia. Na 167ª Zona estão os municípios de Caém, Mirangaba, Ourolândia e Umburanas.

Conheça os números e o percentual de cada um destes municípios:

Jacobina - 57.979 eleitores

26.137 biometrizados (45,08%)

Serrolândia - 10.247 eleitores

3.656 biometrizados (35,67%)

Caém - 8.484 eleitores

4.136 biometrizados (48,75%)

Mirangaba - 12.128 eleitores

5.556 biometrizados (45,81%)

Ourolândia - 13.027 eleitores

4.626 biometrizados (35,51%)

Umburanas - 11.329 eleitores

8.554 biometrizados (75,51%)

Umburanas é o segundo colocado em biometria em todo o Estado, perdendo apenas para o município de Manoel Vitorino com 76,43% do eleitorado já revisado. Por outro lado, Serrolândia e Ourolândia estão no patamar de menores índices de revisão nos municípios com obrigatoriedade.

Obrigatoriedade

Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). Para os eleitores facultativos, no entanto, o cancelamento do título não deverá gerar outras implicações uma vez que, deles, não poderá ser exigida a quitação eleitoral.

O resultado foi positivo e segundo o Major Flailton Oliveira, a paz reinou na festa momesca

“Tivemos uma micareta tranquila, sem ocorrências graves, graças ao trabalho e a estrutura de segurança que tínhamos na festa. Além dessa estrutura tivemos os foliões que, ao brincar de forma ordeira e pacífica, contribuíram para essa festa de alegria e paz”. Essa foi a avaliação do Major Flailton Oliveira Comandante da 24ª CIPM/Jacobina, que comandou as ações da PM durante os três dias de festa.

Como planejado pelo Comando da 24ª CIPM em consonância com o Alto Comando da Corporação, as ações de segurança resultaram em uma Micareta de Paz e sem ocorrências graves. O destaque da Operação Micareta neste último dia foi a Operação Jacobina Pelotões em Ação que entre 4h e 6h posicionou viaturas nas vias de acesso aos bairros da cidade, garantindo o retorno dos foliões com segurança.

No final da tarde deste domingo o Major Flailton Oliveira observou todo o entorno da Micareta junto ao Esquadrão de Polícia Montada – Cavalaria de Feira de Santana, que durante os três dias de festa fez a segurança nos terminais de transporte, margens do rio e no entorno do circuito.

Para o Major a união das tropas fizeram a diferença. “Agradeço ao empenho da tropa da 24ª CIPM, bem como o apoio da CIPE Caatinga, Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana, 6º BPM de Senhor do Bonfim, ao Centro de Informações e Decisões Estratégicas – que monitorou a festa com câmeras espalhadas pelo circuito, Bombeiros, Polícia Civil, DPT e aos prepostos da SMTT e Guarda Municipal. Por conta dessa união de instituições e com planejamento garantimos a segurança na cidade durante esses três dias de festa”, disse.

BALANÇO DA OPERAÇÃO MICARETA DE JACOBINA 2017
Nesta terça-feira (17), será apresentado o balanço da Operação Micareta de Jacobina 2017. Horário e local da apresentação com avaliação do Comando serão divulgados posteriormente.

 

A Embasa teve de interromper o fornecimento de água na manhã desta sexta-feira (13) em Quixabeira e nas localidades de Junco e Novo Paraíso, situadas em Jacobina, e em Gonçalo, pertencente ao município de Caém, para a realização do conserto de uma tubulação que se rompeu. Técnicos da empresa já iniciaram os trabalhos e devem concluir os serviços até as 18h de hoje (13).

Logo após, o abastecimento de água será reiniciado, atendendo gradativamente a população das localidades afetadas. A Embasa recomenda aos moradores que façam economia do recurso hídrico neste período para evitar maiores transtornos.

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina, participaram da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que teve início na última quinta-feira (5).

Os 13 alunos dos cursos técnicos de mineração, informática e eletromecânica acompanharam a programação, que se estendeu até domingo (8) e contou com mesas, contação de histórias, recitais e apresentações artísticas.

O grupo foi acompanhado pela professora do IFBA Virgínia Anjos e pela técnica administrativa da instituição Indaiara da Silva. De acordo com Virgínia, eles encontraram autores como Ruy Espinheira Filho - homenageado da edição -, Daniela Galdino e Maria Valéria Rezende. “Alguns alunos assistiram o espetáculo Corpo-Templo e conversaram com Heloísa França, que os deixou impressionados”, contou.

Joyce Moreira, estudante do técnico em informática, destacou que “mesmo sendo tão diferentes, as pessoas estavam ali pelo mesmo propósito, o amor à literatura. Isso me anima, pois, na minha opinião, a literatura é a chave para mudar o mundo”.

Na manhã desta segunda-feira, 9, começou uma verdadeira jornada Cultural, promovida pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura em parceria com a Yamana Gold, em que os alunos da rede pública municipal estão tendo a visita e apresentações do Teatro de Tábuas nas unidades escolares.

Durante a manhã as crianças da Escola Municipal Agnaldo Marcelino Gomes (Catuaba) e da Creche Municipal de Educação Infantil – Jaime Sampaio (Pedra Branca) com apresentação da Peça Teatral para arrancar as gargalhadas da Criançada e através do lúdico transmitir valores aos pequeninos através da peça A menina e o Pássaro Encantado.

Para o produtor do Teatro de Tábuas Peterson Ricardo momentos como esse além de marcar a vida das crianças, marca também a vida de quem leva o espetáculo. ”Gosto muito da cidade de Jacobina, quero aqui agradecer à Prefeitura, a nossa parceira Yamana Gold e conclamar a todos que abracem a cultura e os valores transmitidos aos seus filhos, é sempre uma honra para o Teatro de Tábuas estar nessa cidade e nessa semana da criança é sempre gratificante levar o nosso trabalho”, afirmou Peterson.

O Teatro de Tábuas estará se apresentando nas escolas da rede pública municipal de ensino e deverá retornar a Jacobina trazendo o Auto de Natal.

Jornalista conversou com empresários do município e da região no último sábado, 7/ fotos: Alex Félix

Tamara Leal - Cerca de 400 pessoas lotaram o auditório Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija) para assistirem a palestra “Liderança para diferentes gerações”, ministrada pelo jornalista Caco Barcellos. O evento, que aconteceu na noite do sábado, 7, encerrou a Semana Sebrae de Capacitação na região.

Barcellos fez uma retrospectiva da sua trajetória de vida, de menino pobre da periferia de Porto Alegre, filho de pais analfabetos, para se tornar um dos principais jornalistas brasileiros. Ele também falou do Profissão Repórter, programa da Rede Globo, no ar há dez anos. “Acredito que o sucesso do Profissão do Repórter se dá ao fato de diferentes gerações se unirem para fazer um produto novo. Formamos uma equipe de 36 repórteres sem experiência profissional, mas com habilidades diferentes, como bom desempenho acadêmico, idioma, qualificação e conhecimento da realidade da maioria dos brasileiros”, disse.

Caco Barcellos apresentou dados que apontam para a grande desigualdade social do país e da necessidade do empresário conhecer essa realidade. “Mais da metade (52%) da população brasileira ganha entre 0,5 e 1,3 salário mínimo. Estando em qualquer profissão, precisamos conhecer a realidade da maioria dos brasileiros”, disse o jornalista, que recebeu em 2008 o Prêmio Especial das Nações Unidas como um dos cinco jornalistas que mais se destacaram nos últimos 30 anos na defesa dos direitos humanos no Brasil. Ele ainda aconselhou: “o bom empreendedor pensa sempre como agradar o cliente e o conhecimento é a principal ferramenta”.

“Fomos estimulamos em sua história a fazermos uma analogia entre as profissões e os empreendimentos. Imergir nos pilares escuta e o olhar holístico, percebendo as oportunidades em todas as esferas, onde as novas gerações, incorporadas às experiências e à busca constante pelo aprendizado e o conhecimento, farão a diferença”, destacou o gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira.

Para o empresário do ramo de alimentos, Sérgio Cordeiro, o momento foi bastante importante para uma reflexão sobre como os empresários têm tratado os seus clientes. “O que estamos oferecendo aos nossos clientes, como estamos tratando-os? Estes são questionamentos que devemos fazer e hoje ficou ainda mais claro. Não devemos apenas pensar em comprar, vender e obter lucro. Devemos pensar e colocar em prática, no dia a dia, o nosso papel para transformarmos a sociedade em que vivemos em um lugar cada vez melhor”, disse.

Já para o advogado e consultor, Alison Fontes, a palestra chamou a atenção para que as pessoas enxerguem a importância do outro. “Essa foi a segunda vez que a minha vida encontrou com a do Caco Barcellos. A primeira foi em Brasília, na Defensoria Pública. E esse encontro só reforçou a minha convicção de que temos o mesmo propósito de ajudar as pessoas. E é isso que um empreendedor deve buscar”.

O evento contou com a participação empreendedores de diversas cidade da região, a exemplo de Ourolândia, Várzea Nova, Mundo Novo, Mairi, Caldeirão Grande, Ponto Novo, Miguel Calmon, Quixabeira, Baixa Grande, Capim Grosso, Serrolândia e Senhor do Bonfim.

A iniciativa é do Sebrae, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jacobina e Sindicato Patronal de Jacobina e Região (Sindpat).

Neste sábado (07), policiais militares do DPM de Piritiba prenderam quatro indivíduos por posse ilegal de arma de fogo e drogas.

Após informações obtidas, os policiais chegaram à casa de indivíduos que tinham em sua posse drogas e armas ilegais. Com os acusados foram encontrados seis pacotes com substância análoga à cannabis sativa já prensada pesando, aproximadamente, 3kg, Duas pedras de substância análoga ao crack pesando, aproximadamente, 200g, embalagens para acondicionamento das substancias, três pinos utilizados para cocaína, utensílio para moer a droga, celulares, relógios e R$ 446,00 (quatrocentos e quarenta e seis Reis) em espécie. Ainda com os mesmos foram encontradas duas armas de fogo; um revólver de calibre .22 e uma espingarda de fabricação caseira.

Todos os indivíduos, bem como o material apreendido, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Jacobina.

 

O Programa Primeiro Emprego está convocando novamente os beneficiários da primeira, segunda e terceira etapas do programa para comparecimento aos postos do Sinebahia mais próximos de suas residências. A iniciativa oferece até dois anos de experiência profissional para quem já fez o curso técnico na rede estadual de educação profissional.

Aqueles candidatos que participaram da seleção devem conferir se seus nomes estão nas listas de reconvocação para que possam ir ao Sinebahia e, em seguida, assumir sua vaga de emprego.

É necessário levar RG, Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência. Os egressos também devem deixar seus contatos atualizados na escola onde estudou para facilitar a sua localização pela coordenação do programa.

Caso o beneficiário já tenha comparecido ao Sinebahia e já esteja habilitado, ele deve aguardar o chamado da entidade contratante. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira a lista de reconvocados em Jacobina:

Visando cada vez mais fortalecer Jacobina como polo regional de Saúde, o Prefeito Luciano Pinheiro está na capital federal, Brasília juntamente com a Secretária de Saúde, Mariana Valois a fim de angariar investimentos significativos para a saúde do município que por consequências atenderá aos interesses dos municípios circunvizinhos.

Na tarde de hoje o Prefeito Luciano Pinheiro juntamente com a chefe a pasta da saúde foram recepcionados por Manoel Messias, Assessor Especial do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e por Paulo Câmara, ex presidente a Câmara de Vereadores de Salvador, que atualmente exerce o cargo de Secretário Nacional de Assuntos Federativos.

Na ocasião o baiano Paulo Câmara relatou a respeito do encontro com o Prefeito de Jacobina. "Luciano é um verdadeiro embaixador de Jacobina e região, faremos todo o possível para atender às demandas de Saúde, inclusive com o apoio do Ministério da Saúde a fim de fortalecer a saúde básica e também a rede hospitalar" enfatizou Câmara.

Para a Secretária Mariana Valois, é de suma importância a busca pelo fortalecimento da rede pública de saúde em nossa região. "Desde o dia 01 de Janeiro temos buscado incessantemente atender às demandas e buscar parcerias tanto a nível de estado quanto de Brasil, para que o nosso município possa estar devidamente municiado para atender a toda região e o Prefeito Luciano tem provado isso em ações republicanas que refletem na conquista da Policlínica, no atendimento da UPA, na inauguração da Casa de Parto Natural em breve, isso é o reflexo de um gestor que pensa na nossa gente" disse Mariana

O Prefeito de Jacobina entregou diversos requerimentos durante o encontro, buscando consolidar o nosso município como aquele que terá condições de absorver os problemas de nossa região. "Não tenho dúvidas que hoje aqui demos mais um passo importante com o objetivo de fortalecer o segmento de saúde, continuo a dizer que não vamos jamais medir esforços em tornar Jacobina uma cidade que acolha bem os pacientes, e como já dito a saúde básica precisa de atenção, mas precisamos é estamos buscando investimentos na média e alta complexidade, nossa busca é melhorar a qualidade de vida do jacobinense e também daqueles que necessitam de atendimento em Jacobina" falou Luciano.

Recentemente através da articulação do Prefeito Luciano e mais 18 Prefeitos do Centro Norte do Estado, o Governador da Bahia, aprovou a implantação da Policlínica de Especialidades Médicas para Jacobina.

Espaço facilita acesso à formalização e é um ambiente voltado ao apoio, orientação e capacitação dos empreendedores

por Tamara Leal - Foi inaugurada na segunda-feira, 2, durante o primeiro dia da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, a Sala do Empreendedor do município de Saúde, Centro-Norte do estado. Iniciativa do Sebrae e da prefeitura local, o espaço facilita o acesso à formalização, apoio, orientação e capacitação de Microempreendedores Individuais (MEI) e proprietários de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e está localizado na Travessa Agnelo Pereira, no Centro da cidade.

A Semana Sebrae de Capacitação acontece na região de Jacobina até o dia 6 de outubro, com mais de mil vagas distribuídas em 19 capacitações – uma megapalestra, uma palestra, três oficinas, duas clínicas tecnológicas e 12 cursos –, que vão abranger 15 municípios da região Centro-Norte. Em Saúde, estão disponíveis 30 vagas gratuitas para o curso Atendimento ao Cliente, que ocorre de 3 a 6 de outubro, das 18h às 22h, na Sala do Empreendedor.

“A Sala do Empreendedor e o agente de desenvolvimento são eixos da política de desenvolvimento, que contribuem com a desburocratização e, consequentemente, efetivação das compras governamentais”, explica o gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, acrescentando que o Sebrae e a prefeitura também vão propor uma agenda de soluções empresariais para os empreendedores do município.

No novo local serão oferecidos serviços de formalização, emissão de alvará provisório, emissão de Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), Declaração Anual, baixa de empresa, alterações cadastrais e informações sobre cursos, capacitações e oficinas. O espaço ainda dispõe de publicações do Sebrae com temas sobre administração, marketing, planejamento, finanças e jurídico.

Com a inauguração, a base da Unidade Regional do Sebrae, que compreende 32 municípios, passa a contar com 14 Salas do Empreendedor, localizadas em: Caldeirão Grande, Capim Grosso, Filadélfia, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Miguel Calmon, Mundo Novo, Ourolândia, Piritiba, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim e Umburanas.

De 1° a 7 de outubro é lembrada a Semana do Idoso, e a Prefeitura de Jacobina estará realizando várias atividades com as pessoas a melhor idade. Na tarde desta terça-feira, 03, aconteceu na Praça Rio Branco, centro da cidade, o 1 Encontro Itinerante do Centro de Convivência dos Idosos Dr. Gilberto Portela.

O evento contou com a presença de vários idosos que puderam participar de diversas atividades de lazer, demonstraram também seus dotes para o artesanato e tiveram ainda atendimento de saúde com aferição de pressão arterial e teste de glicemia, contaram também com serviço de estética e beleza.

Para a Secretária da Assistência Social, a primeira dama Aline Pinheiro, o município cumpre com sua obrigação de cidadania em fazer por quem já fez muito por nós. ” A Prefeitura de Jacobina tem um olhar de carinho com os idosos, se é um trabalho que o Prefeito Luciano é apaixonado é este, e entendo que o trabalho que se faz pelas pessoas da melhor idade é um gesto de gratidão para com cada um dos homens e mulheres que já contribuíram, dessa forma podemos também mudar a realidade do cotidiano de cada um deles”, disse Aline.

Durante a tarde festiva o comércio da cidade através de diversas lojas deram sua contribuição através de brindes para sorteios para os participantes do Centro de Convivência. O Prefeito de Luciano Pinheiro esteve presente ao evento e disse que não há nada melhor do que ver a melhoria na qualidade de vida dos idosos. “É muito gratificante ver a alegria destes jovens da melhor idade, esse brilho no olhar de cada um nos contagia, muitos já viviam em estado de depressão e hoje fizeram novos amigos, aprendem algum tipo de atividade que tirou cada um deles da ociosidade, isso nos alegra e também nos chama à responsabilidade, quero agradecer aos comerciantes que enviaram seus brindes, isso é a comprovação de um trabalho que hoje é abraçado por Jacobina”, disse o Prefeito Luciano.

O município de Jacobina conta atualmente com mais de 800 Idosos distribuídos em oito grupos na sede do município que fica no bairro da Caeira, e também no interior no Junco, Novo Paraíso, Palmeirinha, Itaitu, Lages do Batata e Caatinga do Moura.

Suspensão atinge maioria dos bairros 

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) precisou interromper o abastecimento de água em grande parte da sede de Jacobina às 08h desta terça-feira (03) após a Coelba suspender o fornecimento de energia para realizar obras de realocação de postes e rede elétrica na região do centro da cidade. Foram afetados os bairros Bananeira, Caeira, Caixa d’água, Centro, Félix Tomaz, Grotinha, Inocoop, Ladeira Vermelha, Leader e Serrinha.

As obras estão previstas para serem concluídas no final da tarde de hoje (03). Após a conclusão, a Embasa reiniciará o fornecimento de água, atendendo gradativamente todas as localidades afetadas. Durante este período, é recomendável que a população economize o recurso hídrico para evitar maiores transtornos.

Neste domingo, 01, foi realizada a Convenção Municipal do PSDB de Jacobina, que elegeu o empresário Fernando Vieira presidente do diretório tucano na “Cidade de Ouro”.
Por aclamação, Fernando da Morel, como é mais conhecido, foi escolhido pelos filiados para comandar o PSDB local, que sempre teve papel de protagonista na política jacobinense, inclusive tendo administrado o município em duas oportunidades, com Carlito Daltro e Rui Macedo.

Hoje o PSDB conta com um representante no Legislativo Municipal, o vereador Juliano Cruz, que é o líder do partido na Câmara de Jacobina, e membro do Diretório local.
Em entrevista à imprensa, Fernando da Morel afirmou estar muito feliz em ocupar o cargo e com o apoio recebido de vários companheiros e militantes do PSDB. “Faço um agradecimento especial a todos aqueles que desde o primeiro momento mantiveram a mesma posição e trabalharam pela unidade”, declarou.

“Junto com a direção estadual, trabalharemos para fortalecer o PSDB através do debate com as nossas bases, para termos um extrato do sentimento do povo jacobinense e baiano, do que a população espera do nosso partido, levando o partido para as comunidades”, destacou o presidente.

Na conversa com os jornalistas, Fernando da Morel também afirmou que pretende disputar uma vaga à Assembleia Legislativa da Bahia. Ele voltou a defender o nome do prefeito de Salvador, ACM Neto, como candidato ao governo do estado, e do deputado federal Jutahy Júnior, para o Senado.

A Convenção Municipal do PSDB de Jacobina foi prestigiada por dezenas de lideranças políticas, comunitárias e empresariais. O prefeito de Jacobina, Luciano da Locar, também esteve presente ao evento.

Em meio à crise que ora se abate no país e o desemprego que assombra as famílias, o município de Jacobina acredita e faz mais pelo trabalhador. Foi dado o pontapé inicial em uma parceria promissora, Prefeitura de Jacobina e o SENAI.

Segundo o prefeito Luciano Pinheiro essa parceria traz esperança e novas perspectivas. “Hoje na Europa 49% da população investe em fazer um curso profissionalizante, no Brasil apenas 11%, e mesmo diante deste cenário o SENAI tem a melhor educação profissional do mundo, então juntamente com o SEBRAE já estamos promovendo através do CRAS Centro, CRAS de Lages do Batata e o CRAS do Junco cursos para pedreiros, eletricista, armador de ferragens, carpinteiro, e dando prioridade aos beneficiários de programas sociais como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, isso nos alegra em poder carregar a esperança de dias melhores para várias famílias”, disse o Prefeito Luciano.

Os Cursos estão sendo ministrados diariamente a tarde das 14h00 às 17h00 no CRAS CENTRO, e das 18h00 às 22h00 no CRAS de Lages do Batata e do Junco.

 

foto Emerson Rocha/ Bahia Acontece

Uma equipe da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está trabalhando para concluir os reparos em uma tubulação e retomar os serviços de abastecimento de água nos bairros Estação, Jacobina I, Peru e em parte do Centro e bairro Mundo Novo, na sede de Jacobina. A interrupção ocorreu na tarde de ontem (27) após incidente durante a execução de obras da Prefeitura Municipal. O conserto da tubulação está previsto para ser concluído amanhã (29). Após a conserto, o fornecimento de água será reiniciado, atendendo os moradores gradativamente. A Embasa agradece a compreensão dos moradores afetados e recomenda maior economia da água durante este período.

A Escola Municipal Núbia Guerra realizou nesta quarta-feira (27) o Plantão Pedagógico com foco nos indicadores educacionais, relação de confiança entre familiares e escola e intervenções pedagógicas buscando a garantia das aprendizagens dos estudantes. Durante o plantão pedagógico a Unidade Escolar realiza registros dos relatos dos pais, apresenta informações do perfil social dos alunos e encaminha os casos especiais ao CRAS, NAP e Conselho Tutelar.

A comunidade escolar agradece a participação dos profissionais e das famílias neste momento importante para o fortalecimento da educação pública.

 

No início da noite desta terça-feira, 26, de acordo com informações de populares, dois homens em uma moto executaram a tiros um homem conhecido como 'Zai de Das Neves', no bairro Alto da Bela Vista, localizado no distrito do Junco, em Jacobina.

A vítima estava bebendo em um bar quando os criminosos chegaram atirando.

Não há informações sobre o paradeiro dos assassinos.