reportagem e foto Informe Baiano

O PSD Bahia ganhou mais um reforço nesta segunda-feira (11). O prefeito de Ourolândia, João Dantas, é o mais novo filiado ao partido. O ato de filiação aconteceu na sede estadual do PSD, em Salvador. Ao assinar a ficha de filiação do prefeito, o presidente do partido na Bahia, senador Otto Alencar, deu boas-vindas ao novo filiado e destacou o crescimento do partido no Estado.

O prefeito de Umburanas, Roberto Bruno, juntamente com os prefeitos de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, de Filadélfia, Louro Maia, de Pindobaçu, Hélio Palmeira, e de Antônio Gonçalves, Roberto Carlos, se reuniram com o deputado federal Elmar Nascimento para debater investimentos públicos para os municípios citados. Dentre os assuntos em destaque foi discutido a possibilidade de mais recursos para amenizar os efeitos da seca na região.

Duas policlínicas regionais de saúde serão construídas em Jacobina e em Senhor do Bonfim, no centro norte da Bahia. O documento que garante a construção dos equipamentos foi assinado pelo governador Rui Costa e prefeitos das regiões no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, na tarde desta quarta-feira (6). As policlínicas vão beneficiar cerca de 700 mil pessoas, distribuídas em 30 municípios.

O protocolo de intenções é o passo inicial para a operação do Consórcio Público de Saúde das regiões de Senhor do Bonfim e Jacobina. "Pulverizar recursos afeta a qualidade do atendimento. Regionalizar a saúde é uma estratégia que se mostra eficaz em diversos países desenvolvidos espalhados pelo mundo. É isso que estamos realizando com as policlínicas. Estamos mudando o modo de fazer política pública de saúde na Bahia", afirmou Rui.

Cada policlínica receberá investimentos da ordem de R$ 24 milhões, custeados totalmente pelo Estado. Os recursos serão aplicados em infraestrutura e aparelhos de última geração. Os gastos com a manutenção do equipamento serão divididos entre o governo estadual e os municípios consorciados. "Uma vez estabelecido o consórcio, medidas legais são tomadas, e a obra é licitada e executada em nove meses, em média", explicou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Mundo Novo, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova fazem parte do consórcio da região de Jacobina. Já em Senhor do Bonfim, terão acesso ao equipamento a população de Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo, Nordestina, Cansanção e Queimadas, além de Senhor do Bonfim.

Além da policlínica, serão oferecidos micro-ônibus para levar os pacientes até a unidade de saúde. "Essa policlínica é um importante avanço para transformar Jacobina em um polo de saúde", comemorou o prefeito do município, Luciano Pinheiro. O prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, ressaltou que "a parceria entre municípios e Estado representa uma quebra de paradigma no atendimento à saúde, que muito se esperava na Bahia".

Serviços de qualidade

As policlínicas oferecem uma gama diversificada de exames de alta e média complexidade, com destaque para ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-x, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia e cistoscopia. Também serão realizados procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, além de biópsias de mama, tireoide, próstata, dérmica, gastroenteral, entre outras.

"Quem ganha é a população que não vai precisar acordar de madrugada para chegar a Salvador para se submeter a exames", lembrou o prefeito de Mairi, José Bonifácio Silva, mais conhecido como Jobope. "A policlínica vem para minimizar o sofrimento das pessoas que mais precisam e que dependem do Sistema Único de Saúde [SUS]", acrescentou a prefeita de Campo Formoso, Rose Menezes. "As mortes diminuirão, pois as doenças serão descobertas precocemente", completou o prefeito de Filadélfia, Lourival Maia.

Mais saúde

Importantes investimentos na saúde pública têm sido realizados pelo Governo do Estado. Duas policlínicas regionais já estão em funcionamento em Teixeira de Freitas e Guanambi, beneficiando 34 cidades do Extremo Sul e do Alto Sertão. Nesta sexta (8), outra unidade será entregue pelo governador em Irecê. No dia 22, a região de Jequié também passa a contar com mais uma policlínica.

Além disso, já está em operação o Hospital Regional da Chapada, que beneficia 13 municípios da região de Seabra, e o Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus, será inaugurado no dia 15.

Cidadãos que ainda não fizeram o recadastramento biométrico precisam procurar o cartório eleitoral e regularizar a situação 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informa que os eleitores de Mirangaba, cidade pertencente à 167ª Zona Eleitoral, já podem realizar o recadastramento biométrico no próprio município. É que, a partir desta segunda-feira (27/11), um posto da Justiça Eleitoral passou a funcionar no local. O objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos que ainda não realizaram o procedimento.

O novo posto de atendimento está localizado na Câmara de Vereadores da cidade, na Rua Jonas Carvalho, 1 – Sede, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, com atendimento por ordem de chegada.

Antes da abertura do posto na cidade, os eleitores de Mirangaba estavam realizando o recadastramento biométrico no Fórum Eleitoral de Jacobina, que continuará atendendo aos eleitores da cidade.

Em Mirangaba, o número total de eleitores é de 12.137. Desse total, 6.807 (56,08%) já realizaram o procedimento biométrico. O TRE-BA alerta aos 5.330 que ainda não fizeram o recadastramento sobre o prazo de encerramento para a regularização eleitoral. A data limite para a coleta das digitais é 31 de janeiro de 2018 e aqueles que não estiverem em dia com a Justiça Eleitoral terão o título cancelado.

Subtenente Fagundes servirá no Comando do TG 06-008 após 04 anos no Batalhão do Exército no Macapá, capital do Amapá 

A partir de janeiro de 2018 o Comando de Instrução do TG 06-008 com sede em Jacobina terá um novo comandante. Natural do Rio de Janeiro, mas atuando a quatro anos no Comando de Fronteira em Macapá, Amapá, o Subtenente Fagundes assumirá o Tiro de Guerra de Jacobina, em substituição ao Subtenente Rogelito, onde após dois anos a frente do TG irá desempenhar suas funções na Escola Militar em Curitiba, Paraná.

O Subtenente Fagundes esteve na última semana em Jacobina e conheceu a estrutura do TG 06-008. No próximo dia 01 de dezembro acontece a solenidade de formação de novos atiradores, em evento que será realizado no Ginásio de Esportes Paulo Santos Gomes.

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na pessoa do chefe da pasta, Daniel Moura, se fez presente nesta quarta-feira, 22, na capital do estado, Salvador, em reunião com o superintendente do DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral, Raimundo Sobreira Filho, juntamente com o presidente da Cooperativa de Extração do Tombador e Região , Roque Alves, protocolando a licença ambiental unificada, para a partir de então legalizar a segunda cooperativa no Povoado do Tombador, gerando emprego e renda, uma vez que, a extração mineral legalizada dará esta oportunidade. Há cerca de 5 meses, mais precisamente no mês de junho deste ano, depois de anos de espera, a COOPEDRAS recebeu a outorga para extração que vem proporcionando dividendos e melhoria de vida para as comunidades de Tombador, Lages do Batata e Caatinga do Moura.

Na oportunidade o Secretário do Meio Ambiente lembrou de que o trabalho em parceria com órgão federal tem sido de extrema importância em diversos aspectos para Jacobina. “Gostaria de em nome do Prefeito Luciano Pinheiro, agradecer o apoio também na agilidade das cascalheiras protocoladas e já legalizadas, informando que o município estará adquirindo as retroescavadeiras para a revitalização das estradas vicinais, além disso estamos também protocolando os requerimentos de registros de extração para desassoreamento das barragens do Jenipapo e Sapucaia, apresentando o projeto elaborado pelo Geólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente , Jeziel Pena Forte”

Uma das questões de maior demanda, no que diz respeito ao setor habitacional em Jacobina, é a regularização de loteamentos públicos e privados em nosso município. Visando legitimar e otimizar este serviço a Prefeitura de Jacobina estará lançando no próximo dia 30 de Novembro, o Programa Morada Feliz.

A iniciativa nasce a partir da necessidade de alguns loteamentos públicos, em que a celeuma já se dava a partir da necessidade de saber a quem pertence os lotes, em outros o que ocorreu nos últimos anos foi invasão e vendas irregulares.

Assim sendo, o projeto que servirá de modelo para pelo menos mais 9 empreendimentos que ainda sofre com certos problemas documentais e de propriedade, será o Loteamento Cidade de Deus no Distrito de Novo Paraíso. Para a Secretária da Assistência Social, Aline Pinheiro, este é um grande avanço que ajudará aos munícipes que tanto sonham em construir a casa própria.

“Os problemas habitacionais são enormes porém, com o esforço de toda nossa equipe da secretaria e departamento jurídico tem feito com que o Loteamento em Novo Paraíso se torne um exemplo positivo para toda Jacobina, 112 lotes que serão entregues no próximo dia 30 obedecendo às normas, 112 famílias que passam a ter uma nova perspectiva” afirmou Aline.

 

Novos tempos, e um novo momento também para os moradores da Praça da Bandeira, situado no bairro do Leader, recentemente a Secretaria Municipal da Infraestrutura realizou obra de revitalização do espaço que no próximo domingo, 19, estará realizando a Solenidade de Hasteamento e aclamação ao Dia da Bandeira.

Para o Secretário da Infraestrutura, Rodrigo Jacobina, o local sempre foi apreciado e querido por todos os jacobinenses e precisava da devida atenção.

“Se é algo que o Prefeito Luciano sempre demonstra, é o resgate da autoestima do jacobinense e isso passa pela história dessa cidade,ou seja, não é apenas a revitalização de uma praça, é trazer à memória todo sentimento de ser jacobinense” disse Rodrigo.

Para o Prefeito Luciano Pinheiro, é uma obra simples, mas que contempla o querer dos moradores do local. “A Praça da Bandeira é um lugar aconchegante e querido de toda nossa Jacobina, é uma iniciativa simples, mas que diz muito pra quem mora e pra que tem histórias e memórias aqui” enfatizou Luciano.

Na noite desta terça-feira, 14 de novembro de 2017, o Major PM Flailton Oliveira deflagrou nova etapa da "Operação Pelotões em Ação" na cidade de Jacobina. A operação conta com o emprego de aproximadamente trinta policiais militares, distribuídos em onze viaturas.

A operação consiste na montagem de diversos pontos estratégicos de abordagens, visando assim a retirada de circulação de armas de fogo e/ou qualquer material de natureza ilícita, e vistoriar possíveis crimes/infrações de trânsito, sobretudo a condução de veículos automotores por pessoas que tenham feito a ingestão de bebidas alcoólicas.

Além dos pontos estratégicos de abordagens, outra equipe realiza rondas que percorrem praticamente todos os bairros da cidade, também com o objetivo de realizar abordagens a veículos, estabelecimentos comerciais e transeuntes, visando a manutenção da ordem pública. Mesmo diante da forte chuva que caí na cidade, a operação está sendo realizada.

Tropa da CIPE CAATINGA, que é Comandada pelo Major PM Wildon, também esteve presente apoiando a operação. O Major Flailton afirmou: "Esta nova etapa da Operação é mais uma das ações já rotineiras da 24ª CIPM, em consonância com as diretrizes operacionais emanadas do Comando Geral e da Região Norte. A intensificação das ações preventivas continuará a ser executada por todo o feriado e também semanalmente, não apenas em Jacobina, mas em todas as cidades que compõem a área de responsabilidade da Companhia".

 

Por volta das 08h00 do dia 09 de novembro, policiais militares do DPM de Piritiba deram início a uma diligência que resultou na prisão de várias pessoas supostamente responsáveis por tráfico de drogas em Piritiba. Ao que o Comandante da 24ª CIPM, Major PM Flailton Oliveira, elogiou o trabalho dos policiais e reiterou seu compromisso em dar continuidade a estas operações em toda a região.

Um jovem de 22 anos foi encontrado com 30 (trinta) trouxinhas de substância análoga a cannabis sativa, uma jovem de 21 anos com 04 (quatro) trouxinhas da mesma substância, um menor com 09 (nove) pinos de substância análoga à cocaína, o outro jovem com uma arma de fogo tipo garrucha de dois canos, ainda outro de 21 anos com pasta prensada com aproximadamente 372 (trezentos e setenta e dois) gramas, 01 (um) triturador, 10 (dez) maços de papel de seda para embalagem.

Todos os maiores presos e os menores apreendidos em flagrante, bem como o material recolhido, foram apresentados à Polícia Civil em Piritiba.

Em um ato de representatividade da sociedade jacobinense, realizado na noite desta terça-feira, 7, na Praça da Matriz, através dos diversos segmentos, aconteceu o momento de receptividade aos alunos do curso de Medicina da cidade de Jacobina.

Durante a tarde, os alunos foram convidados a conhecerem duas unidades de saúde, o Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho, assim como a Clínica de Nefrologia e também as dependências da Clínica Santa Bárbara, os mesmos ainda foram até o terreno onde será construída a cidade universitária em Jacobina.

Em um clima de descontração, a Ages fez um ‘trote legal’ com os alunos. Às 18h, eles foram convidados a subir e descer as escadarias do Cruzeiro da cidade de Jacobina, e todos toparam. Já às 19h30, os 60 futuros médicos foram recepcionados com muita alegria em frente à Igreja Matriz, em um ato simbólico promovido por diversos empresários da cidade, equipe de governo da Prefeitura de Jacobina, e pelos precursores que, no ano de 2013, lutaram pela vinda do Curso de Medicina para Jacobina.

Para o empresário José Luiz Oliveira, um dos incentivadores e iniciantes do movimento popular, o sonho hoje é realidade. “Acredito que tudo convergiu para o bem, estávamos no lugar certo, na hora certa e a sociedade abraçou, hoje colhemos o fruto deste sonho”, disse José Luiz.

O Reitor da Ages, José Wilson, citou o momento de gratidão a Jacobina pela receptividade e congraçamento com os alunos. “Jacobina e a Ages acreditaram juntos. Talvez ninguém acreditasse, mas esta cidade acreditou e a Ages não desistiu, e o resultado é o que vemos hoje aqui, 60 jovens que também realizam seus sonhos, famílias felizes e uma cidade que continua unida em torno de um propósito. A Ages fará muito mais em Jacobina, pois este povo tem feito muito por nós”, disse, agradecido, o professor Wilson.

O prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, fez questão de agradecer aos precursores que, como representantes de diversas entidades, lutaram pela vinda do Curso de Medicina. Luciano agradeceu as autoridades presentes. “Gostaria de dizer aos estudantes que esta cidade os recebe de braços abertos, e que vocês, alunos, lembrem-se que esta cidade acredita e torce por cada um de vocês. E que pessoas sonharam e acreditaram. Essa conquista não é política, essa conquista começou com os sonhadores, e uma cidade, juntamente com eles, abraçou a ideia e acreditou”, destacou Luciano.

Uma operação conjunta entre a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga e a Polícia Federal resultou na localização da quadrilha responsável pela explosão de uma agência bancária em Pindobaçu, ocorrida no último dia 3. Na madrugada desta quarta-feira (8), o bando foi interceptado, no município de Lagoa Grande, Pernambuco. Houve confronto e dois integrantes do grupo foram atingidos. Outros três conseguiram fugir.

Roberto Nunes de Souza, 31 anos, e Welson Inocêncio da Silva Souza, 33, não resistiram aos ferimentos. Com eles foram apreendidos um fuzil M16 e duas espingardas calibre 12. No momento do bloqueio policial o grupo estava em um veículo Corsa Classic NXV-0341, também apreendido.

Já na manhã desta quarta-feira, durante continuação das diligências, os policiais encontraram na casa de Roberto e Welson, nos municípios de Juazeiro e Petrolina, 'bananas' de dinamite, além de uma caixa com miguelitos - itens utilizados para bloqueio de estradas. Todo o material foi encaminhado à Delegacia da PF. Policiais do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior de Pernambuco também participaram da ação.

De acordo com o comandante da Cipe Caatinga, major Wildon Reis, Roberto Nunes, conhecido como Negão, era um dos líderes do grupo que acumula inúmeros ataques a instituições financeiras, não só na Bahia. “Essa quadrilha estava dando muito trabalho não só à polícia baiana, como as de outros estados do nordeste. Em contato com os colegas vizinhos temos notícias de ações criminosas em Alagoas e Sergipe, entre outros estados”, afirmou.

Disse ainda que as diligências continuam na busca pelos demais integrantes do bando interestadual e que a população pode ajudar com informações através do Disque-Denúncia 181 ou via whats app, pelo número (74) 99904-0002.

Clientes da CAIXA poderão renegociar suas dívidas com descontos especiais de até 90%

A Caixa Econômica Federal lançou a campanha #QUITAFACIL nas cidades de Jacobina (BA), Capim Grosso (BA), Conceição do Coité (BA) e Riachão do Jacuípe (BA). A iniciativa, que tem como objetivo facilitar aos clientes CAIXA a regularização de contratos em atraso, estará disponível com descontos especiais até o dia 30/12/2017. Poderão participar clientes Pessoa Física e Jurídica que possuam contratos comerciais em atraso, incluindo cartões CAIXA, com descontos significativos para pagamento à vista. Para mais informações, o cliente pode ligar para o número 0800 726 8068, opção 8 ou se dirigir a qualquer agência do estado com documento de identificação e CPF e verificar se seu contrato está enquadrado na campanha.

Em Jacobina, Capim Grosso e Riachão do Jacuípe as agências da Caixa nas cidades também estão participando da Campanha.

Serviço:
#QUITAFACIL em Jacobina (BA)
Data: de 06/11 a 30/12
Local: Agência Jacobina


Serviço:
#QUITAFACIL em Capim Grosso (BA)
Data: de 06/11 a 30/12
Local: Agência Capim Grosso


Serviço:
#QUITAFACIL em Conceição do Coité (BA)
Data: de 06/11 a 30/12
Local: Agência Conceição do Coité

Serviço:
#QUITAFACIL em Riachão do Jacuípe (BA)
Data: de 06/11 a 30/12
Local: Agência Riachão do Jacuípe

foto Alô Total 

Será realizado nesta terça-feira, 31 de outubro, em Jacobina, o Workshop Alto Impacto, para empreendedores do varejo de moda (calçados e acessórios) e de alimentos (minimercados e mercearia). Gratuito, o evento tem inscrições abertas e acontece das 18h30 às 22h30, na sala de Treinamento da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), localizada na Rua J.J. Sebrae, 69, Estação.

Solução do Sebrae Conecta, o workshop trará informações sobre produtividade, abordagem e apresentação de produtos, negociação e fechamento de vendas, e vendas adicionais, ajudando os empresários dos setores de moda e alimentação na troca de experiências, networking e possibilidades de negócios.

“No decorrer do ano trabalhamos por segmentos, ofertando soluções específicas que atendessem às necessidades dos empreendedores. Nesse evento, último do ano, decidimos unir os dois segmentos com o objetivo de ampliar a rede de contatos e promover uma troca maior de experiência entre esses setores”, explica Andreza Andrade, gestora do Sebrae responsável pelas atividades de Alimentação e Moda.

A iniciativa é realizada pelo Sebrae com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. As inscrições e mais informações sobre as soluções ofertadas pela instituição podem ser obtidas no Sebrae em Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, 69, bairro da Estação, ou pelo telefone (74) 3621-4342. Ou ainda no Sebrae em Senhor do Bonfim, localizado na Rua Benjamin Constant, 12, Centro, e disponível no telefone (74) 3541-3046.

 

reportagem e foto Morro Notícias

Acompanhando o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a Câmara Municipal de Morro do Chapéu (BA) rejeitou as contas da Prefeitura Municipal referentes ao exercício financeiro de 2015. A decisão em Plenário ocorreu após o parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Conas da Casa acompanhar o relatório técnico do TCM.

Segundo o parecer da Comissão de Finanças, o TCM tem papel preponderante e conclusivo em se tratando de auxiliar o Poder Legislativo na fiscalização das contas públicas. Assim, constatando as violações que geraram a rejeição das contas por parte do TCM, o parecer próprio da Comissão indica ao Poder Legislativo que acompanhe o parecer do TCM, mantendo a rejeição das contas em Plenário. A votação final decretou a rejeição das contas por nove votos a dois.

Com a decisão, o ex-prefeito Cleová Oliveira Barreto deve ficar inelegível por oito anos e pagar multa ressarcindo os cofres públicos no valor de 15 mil reais.

Na manhã do último domingo, 22, alunos de 7 a 14 anos de idade estiveram disputando provas de atletismo e ciclismo na pista do Estádio Municipal José Rocha. Cerca de 50 crianças concorreram a provas de 100, 200 e 400 metros livres, nas categorias masculino e feminino e também provas de 400 metros em ciclismo.

Para o Secretário de Esportes, Henrique Lima é o início de um novo tempo em que a Secretaria tem como objetivo encontrar novos talentos nas diversas modalidades esportivas. "Temos o pensamento de descentralizar e dar oportunidade às diversas modalidades praticadas em nosso município, certamente não há na Bahia uma cidade com tanta diversidade e oportunidade Esportiva quanto Jacobina, e quem veio hoje ao estádio pode perceber que teremos sim uma nova geração em alguns anos no atletismo" enfatizou Henrique.

O 5º evento anual do Dia Mundial de Combate à Pólio será realizado nesta quarta-feira (24) na sede da Fundação Bill e Melinda Gates , em Seattle, EUA

Nesta terça-feira, 24 de outubro, é lembrado a nível global o Dia de Combate à Pólio, aqui no Brasil comumente conhecida como Paralisia Infantil.

No início dos anos 80 o Rotary Internacional encabeçou uma campanha junto à ONU e ao UNICEF no sentido de erradicar a Pólio em todo o mundo. Inicialmente foi aplicado um projeto piloto nas Filipinas e em seguida se estendeu por todo o planeta. No Brasil a participação do Rotary foi fundamental para o sucesso da imunização das crianças menores de cinco anos de idade.

Em 2016 o Brasil foi o país com o maior número de eventos rotarianos de combate à paralisia infantil. Desde 1990 nenhum caso foi registrado no Brasil por conta da imunização através da vacinação. Atualmente três países possuem o vírus da Pólio de forma endêmica: Nigéria, Afeganistão e Paquistão. Para que a doença seja dada como extinta é necessário que nenhum caso tenha sido registrado por cerca de 36 meses. Portanto o combate tem que continuar em todo o mundo.

Nesta quarta-feira, 24, acontecerá em Brasília às 19h30 (horário de Brasília) evento do Dia Mundial de Combate à Pólio com transmissão ao vivo pelo endpolio.org/pt

Rotary Club de Jacobina - dar de si sem antes pensar em si

Há 23 anos Jacobina foi agraciada com um empreendimento genuinamente jacobinense, a NEWNET empresa que funciona em Jacobina como Provedor de sinal de acesso à Internet. Em mais de duas décadas, a empresa tem procurado expandir suas atividades através de parcerias profícuas e também aprimorando seus serviços através da melhoria de velocidade no tráfego de dados.

Primeira empresa provedora de internet em Jacobina e Região, a NEWNET tem investido não apenas em velocidade, mas a partir do ano de 2016 modificando sua rede de cabos convencionais por cabeamento em fibra ótica.

Nos últimos 60 dias a NEWNET tem sido vítima de ataques cibernéticos, o que impacta diretamente na qualidade da prestação de serviços e prejudica também os equipamentos de defesa da rede. Estes ataques foram intensificados desde o último dia 13 de Outubro, e no último dia 20 o Departamento de Segurança Corporativa identificou 17 mil ataques. Já na noite deste sábado, 21, o departamento técnico da empresa conseguiu estabilizar o serviço, podendo disponibilizar a sua clientela toda estrutura devidamente equacionada.

O Departamento Jurídico da NEWNET está acionando os órgãos estaduais e federais de segurança, pra que as providências sejam tomadas conforme reza a Lei 12.737/2012 e prevê de três meses a 01 ano de prisão para os criminosos virtuais.

Atenciosamente;

NEWNET Consultoria e Informática LTDA.
Jacobina 21 de outubro de 2017

A Agência Nacional de Aviação Civil, juntamente com prepostos da Secretaria da Infraestrutura do Governo do Estado da Bahia, a fim de realizar um trabalho de vistoria e inspeção da pista e espaço do Aeródromo 2 de Julho na cidade de Jacobina, se fizeram presentes em nossa cidade nos dias 18 e 19 de Outubro.

A estada das equipes aqui foi uma ação conjunta com a Diretoria de Turismo da Prefeitura de Jacobina através de Ronildo Andrade, que além de Diretor de Turismo é também um conhecedor de aviação, inclusive com cursos nesta área.

Durante a visita se fez presente também o vereador Ronivon Martins, que tem encampado juntamente com Prefeitura a busca por melhorias junto à representantes políticos na esfera estadual e federal, tendo em vista a possibilidade de que venhamos ter em nosso município um aeroporto com voos regulares.

Há uma expectativa muito grande dos órgãos envolvidos de que, de fato Jacobina possa ter um equipamento que venha a atender às demandas de voos diários no Centro Norte da Bahia.

fotos: Mário Luna

Na manhã desta quinta-feira, 19, o prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, recepcionou a comitiva do governo do estado da Bahia, representado através do Chefe de Gabinete do Governador Rui Costa, Dr. Cicero Monteiro, do Secretário da Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Dr. Cássio Peixoto, e da Diretora de Engenharia da Embasa, a Dra. Rita Bonfim. Na oportunidade, ocorreu a entrega de uma viatura para a Polícia Militar do município de Jacobina, para os serviços de segurança pública através da 24ª CIPM.

Segundo o Major Flailton Oliviera, é mais um equipamento que chega a fim de dar suporte a tropa da PM Ana cidade do Ouro. “Desde a nossa chegada está é a segunda viatura que recebemos, o que demonstra o olhar especial para com a 24ª CIPM e temos sim recebido total apoio da Secretaria de Segurança Pública para cada vez mais podermos oferecer um trabalho profícuo a toda população”, afirmou o Major Flailton.

Durante a estada da comitiva aconteceu também a solenidade de assinatura da ordem de serviço do Sistema de Esgotamento Sanitário. Para o Chefe de Gabinete, Cicero um momento importante e muito significante para as próximas gerações. ” Os investimentos em saneamento impactam diretamente na qualidade de vida e na saúde pública, e desta forma o governador Rui Costa entende que Jacobina precisa urgentemente deste investimento e aqui trago o abraço dele ao Prefeito Luciano que sempre de forma respeitosa e republicana trata com destreza a todos nós”, ponderou Monteiro.

Segundo o Prefeito Luciano, Jacobina vive um momento abençoado e de vários investimentos. “Com a Graça de Deus teremos em breve a reabertura do Hospital Regional, recentemente tivemos a autorização do Curso de Medicina, a implantação da Policlínica que hoje já verificamos alguns locais, quero aqui agradecer ao governador por sua boa vontade, e a todos que aqui tem nos ajudado de alguma forma” disse o Prefeito Luciano Pinheiro.

Ainda este mês de outubro, o prefeito Luciano e demais prefeitos da região estarão assinando o protocolo do Consórcio de Saúde e adesão à Policlínica de Especialidades Médicas.